Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorges, Lizely Robertapt_BR
dc.contributor.otherInvernizzi Castillo, Noela, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T19:26:58Z
dc.date.available2020-01-17T19:26:58Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50877
dc.descriptionOrientadora : Noela Invernizzipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem como objetivo central analisar de que modo os alunos participam de práticas de uso de ferramentas de comunicação, com ênfase no uso do impresso, nas ações desenvolvidas pela escola pública. Os objetivos específicos, por sua vez, são identificar a compreensão da ferramenta de comunicação adotada na prática desenvolvida pelos atores sociais envolvidos, localizar as instituições predominantes aos campos de interface – a escola pública e a comunicação hegemônica e refletir sobre a possibilidade de ampliação de participação dos alunos nestes campos gerada pela prática realizada. Para isto, a pesquisa teve como estudo de caso a projeto de leitura e produção de artigos de opinião, prática esta desenvolvida no Colégio São Pedro Apóstolo, localizado no Xaxim, em Curitiba. A metodologia empregada valeu-se da observação participante das ações desenvolvidas pelo projeto, realização de entrevistas estruturadas a alunos, professora responsável e pedagoga, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Por fim, com base na análise dos dados colhidos, delineiam-se algumas possibilidades de ampliação da participação do aluno nos dois campos do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent116 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleA participação do aluno na prática de uso das ferramentas de comunicação pela escola pública : um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples