Transgenia e terapia gênica nos livros didáticos de biologia : tratamentos e abordagens
Abstract
Resumo : Nesta pesquisa, analisamos o tratamento dado às técnicas de Engenharia Genética, transgenia e terapia gênica, em dois livros didáticos de Biologia. O objetivo do estudo foi responder à questão: "De que forma os livros de Biologia do Ensino Médio analisados relacionam o conhecimento a respeito das células e seu funcionamento às questões relativas à tecnologia de manipulação do material genético da vida e suas implicações sobre a vida e a sociedade?". Um dos livros analisados, o qual convencionamos chamar de material didático A, corresponde a um dos materiais mais solicitados pelas escolas públicas do Estado do Paraná, através do PNDL (Plano Nacional do Livro Didático) 2012. O outro, o qual convencionamos chamar de material didático B, corresponde ao Livro Didático Público, concebido a partir do Projeto Folhas, pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná e cujos textos foram escritos pelos professores da rede pública do Estado, justificando a sua escolha para o nosso exercício de análise. Encontramos na tese do Professor doutor Antônio Carlos Hidalgo Geraldo, intitulada Didática de Ciências e de Biologia na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, indicativos do que seria um ensino de Biologia que atende à demanda por uma educação científica voltada para a participação social crítica, para a compreensão do modo de produzir a existência humana e para a compreensão da sociedade e suas múltiplas determinações. Desta forma, empregamos parte de suas reflexões como orientações para definir os aspectos a serem considerados na análise dos assuntos que examinamos nos livros didáticos. Sendo assim, os possíveis indicativos de um ensino de Biologia que atende a nossa expectativa, são a abordagem dos conteúdos a partir dos seguintes princípios metodológicos para o ensino de Ciências e Biologia, propostos por Geraldo (2006): enfoque evolutivo; enfoque ambiental; enfoque em educação para a saúde e enfoque nos métodos próprios das ciências naturais. A partir do nosso estudo, entendemos que os livros didáticos analisados abordam parcialmente os enfoques analisados, no tratamento dos conteúdos transgenia e terapia gênica. Encontramos positividades e negatividades para cada um dos livros, relativas a cada enfoque. O material didático A, embora utilize uma abordagem que garante o acesso ao conhecimento científico propriamente dito, apresenta elementos que se assemelham a uma concepção utilitarista e pragmática da ciência, na medida em que parece haver no livro predominância de informações relativas às aplicações práticas da Engenharia Genética e suas técnicas. O material didático B, por sua vez, apresenta elementos que parecem se assemelhar mais de uma perspectiva de formação científica voltada para uma ação social crítica, visto que aborda alguns aspectos históricos, sociais e econômicos envolvidos no desenvolvimento de um saber, além de favorecer reflexões éticas acerca das técnicas de manipulação genética. Consideramos possível que o material didático B, em comparação com o A, se aproxime mais dos postulados da Pedagogia Histórico-Crítica, entretanto, tal estudo não foi realizado nesta análise, de forma que não nos cabe afirmar, apenas sugerir novos estudos neste sentido. Abstract : In this research, we investigated the approach given to Genetic Engineering, transgenics and gene therapy, in two Biology textbooks. The purpose of this study was to answer the question: "How do high school Biology textbooks assayed relate the knowledge of cells and their functioning to questions about manipulation techniques of life?s genetic material and their implications for life and society?". One of the analyzed books, which we refer to as teaching material A, is one of the most requested materials by public schools in the province of Paraná, through the project PNDL ("National Textbook Plan") 2012. The other, which we refer to as teaching material B, is the "Public Textbook", offered through "Project Sheets", by the Paraná State Ministry of Education and which was written by public school teachers of this state, justifying its choice for our analysis. We found in the thesis by Professor Antônio Carlos Hidalgo Geraldo, entitled "Didactics of Sciences and Biology in the Perspective of Historic-Critic Pedagogy" (translated from Portuguese), an indication of what would be a Biology teaching meeting the demand for a scientific education aimed at a critical social participation, understanding the way to produce human existence and understanding the society and its multiple determinations. Thereby, we employed some of his reflections as guidelines to define aspects to be considered in our analysis of textbooks. Along these lines, the possible indicative of a Biology teaching which meets our expectations, is the approach of subjects following these methodological principles for teaching Science and Biology, proposed by Geraldo (2006): evolutionary focus; environmental focus; focus on education for health and focus on the natural sciences methods themselves. From this study, we understand that the analyzed textbooks approach mainly the aspects assayed, on transgenics and gene therapy. According to our analysis, there are pros and cons in each book, with respect to their treatment to the subjects. Even though material A employs an approach which assures access to scientific knowledge itself, it presents elements which resemble utilitaristic and pragmatic notions of science, as it seems this book prioritizes informations about applications of genetic engeneering and its techniques. Teaching material B, in turn, presents elements which seem to get closer to a scientific training aimed at critical social actions, once it approaches some historical, social and economic aspects of knowledge development, besides fostering ethical reflections about genetic manipulation techniques. We find it possible that teaching material B, as comparing to A, is closer to postulates from Historic-Critic Pedagogy, however, such study has not been carried in our analysis and hence we can not assert it, only suggest new studies in this direction.