dc.contributor.advisor | Miranda, Luiz Felipe Sigwalt de | pt_BR |
dc.contributor.author | Woehl, José Francisco | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T19:02:07Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T19:02:07Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50865 | |
dc.description | Orientador: Prof. Me. Luiz Felipe Sigwalt de Miranda | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Neste trabalho, apresentamos a contribuição da filosofia enquanto disciplina no ensino médio para a educação ambiental, visto que ela enquanto disciplina curricular tem importante papel na formação da consciência critica dos alunos. Para isto, trabalhamos o histórico do ensino de filosofia no Brasil. Desde a colônia, sua retirada do currículo durante a Ditadura Militar de 1964 e seu retorno como disciplina obrigatória. Neste momento reforçamos a importância da filosofia enquanto formadora da cidadania . Tivemos a preocupação de trazer a Educação Ambiental, sua conceituação e como é trabalhada nas escolas. Em um terceiro momento, buscamos nos textos filosóficos e em filósofos, exemplos de como podemos tratar o tema ambiental dentro das aulas de filosofia. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Contribuições do ensino de filosofia à educação ambiental, 2015 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |