Desempenho estudantil e condições da escola : um estudo da Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Resumo
Resumo : Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal identificar os elementos distintivos relacionados às condições oferecidas pela Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia, que contribuem para explicar o desempenho dos alunos nos períodos de 2007 a 2012. Foi utilizado como base de análise o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além de outras fontes, para verificar algumas hipóteses que pudessem explicar, como em uma escola localizada em uma região de periferia do município de Curitiba, onde as condições econômicas da população em geral são precárias, os estudantes vêm, ao longo dos anos, apresentando melhores desempenhos. Para isso, também foram investigadas as condições materiais da escola e as condições de pessoal desta unidade educativa. Foi tomada a avaliação em larga escola como referência principal para as análises de desempenho estudantil, complementada com a análise de outros fatores, como índices de aprovação, análise de movimentação de pessoal, além de outras questões pertinentes a esse tema. Abstract : This research aims to identify the distinctive elements relating to the conditions offered by the Public School Professora América da Costa Sabóia, that help explain student performance in the periods from 2007 to 2012. Was used as the basis of analysis the Index of Basic Education Development (IDEB) as well as other sources that could endorse some assumptions around the issue that, as a school located in a region of the periphery of the city of Curitiba, where economic conditions the general population are still precarious, students come over the years showing better student performance. A research study concerning the material conditions of school and personal conditions of this educational unit was also performed. Evaluating a large school as reference for the analysis of student performance was taken, however not allowed to perform the analyzes of other factors, such as approval ratings, low rotativity of teachers, and other issues pertaining to this research.
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- Políticas educacionais [104]