O ensino médio por blocos de disciplinas semestrais e sua influência no enfrentamento do problema da evasão escolar
Resumo
Resumo : Alguns dos grandes problemas que afetam a educação pública no Brasil de hoje estão de alguma forma relacionados ao acesso à permanência, com êxito, dos alunos na escola. Assim, a evasão escolar se configura como um dos principais desafios a serem enfrentados pela escola pública, em especial, no que se refere aos alunos do ensino médio noturno, conforme atesta a literatura consultada e referenciada na elaboração do presente trabalho. O presente estudo se inscreve na discussão do tema como contribuição no enfrentamento desse desafio. Busca-se analisar os dados sobre evasão de uma escola pública de Curitiba e, utilizando categorias do método dialético marxista de investigação, propor instrumentos para a reflexão acerca deste problema que historicamente vem atingindo os alunos, em especial os provenientes das classes populares. Neste aspecto, este fenômeno, é aqui estudado da perspectiva da literatura, da análise documental de dados sobre evasão e sobre o que dizem pedagogos, alunos e professores de uma escola que adota opção didático-pedagógica de ensino médio por blocos de disciplinas semestrais. Abstract : Some of the greatest problems that affect the public education in Brazil actually ,are, somehow, related to the student's permanency in school. Students staying in school instead of abandoning it is one of the man challenges of today's public school, especially when it comes to the night shift’s senior students, as the consulted literature while developing this paperwork attests. The present study inserts itself in the context as a way of struggling against this problem. Data from schools of Curitiba were analyzed, and, using categories of Marxist dialectic method of investigation, this paperwork suggests instruments to reflect about this problem, which has been historically affecting students, especially the ones of the lower class. This problem is studied here from the perspective of literature and analysis of data from the school about school’s abandonment, and by analyzing interviews of school’s students, teachers and pedagogue. The school chosen to develop this paperwork has adopted a block dividing disciplines method.