dc.contributor.advisor | Dias, Gracialino da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Eriton Ricardo Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T17:54:14Z | |
dc.date.available | 2020-01-21T17:54:14Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50827 | |
dc.description | Orientador : Gracialino da Silva Dias | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho resulta de um esforço teórico e prático para analisar a trajetória da educação escolar indígena desde a invasão dos europeus, acompanhado dos subalternos da hegemônica Igreja Católica com princípio de doutrinação das nações indígenas, genocídios e massacres onde oportunizaram séculos de exploração e saques dos recursos naturais e milhares de vidas inocentes. As intensas lutas entre indígenas e europeus repercutiram a insurreição de grupos indígenas contra os europeus; resistências onde marcaram as lutas das nações indígenas no Brasil. Educação Indígena: Direito, Tutela, Emancipação. Trajetória de muitos conflitos, avanços e desafios para essas nações que hoje se encontram invisíveis pelo poder público. Toma como fontes, além da literatura especializada sobre o assunto, com enfoque histórico, documentos produzidos pelas nações indígenas e entrevista de lideranças indígenas Guarani Mbya, investigação a partir da análise de discurso para o desenvolvimento da pesquisa. O estudo foi desenvolvido a partir das seguintes questões: Como romper essas raízes, para implantação de uma escola que atenda as especificidades e interesses das nações indígenas? Em pleno século XXI existem políticas públicas que visem realmente uma pedagogia autônoma aos interesses dos indígenas? Atualmente o modelo de educação intercultural bilíngüe implicará realmente nas especificidades dessas nações? Como desconstruir políticas homogeneizadoras institucionalizadas que operam nas escolas indígenas? Como as diretrizes operacionais são introduzidas como norteadoras teóricas e práticas nas escolas indígenas? Até que ponto o modelo de capitalismo brasileiro garante as condições necessárias para manifestação sócio cultural das nações indígenas? Isso coloca em cheque as questões indígenas perante aos órgãos responsáveis que, de forma atrelada estão as questões econômicas, políticas e sociais. A pesquisa aponta que ainda há negligência do Estado e insatisfação das nações indígenas que se encontram às margens de conflitos pedindo socorro, pois estão invisíveis perante a sociedade envolvente. | pt_BR |
dc.format.extent | 65 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Escolas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | Educação indígena : direito, tutela, emancipação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |