O Ideb enquanto referencial de pesquisa no âmbito acadêmico : usos e concepções
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Silva, Edina Pischaraka Itcak Dias da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A pesquisa apresenta revisão de literatura das teses e dissertações defendidas no período de 2007 a 2012 com o intuito de observar os usos e concepções do Ideb circunscritos nestas pesquisas. Para contextualização do tema, são apresentados fatores que influenciaram a decisão governamental de formulação do Ideb, bem como a descrição da política em seu propósito de monitoramento da qualidade da educação. Desde a publicação do Ideb e com crescimento acentuado nos anos seguintes, várias pesquisas utilizaram os resultados do Ideb como indicador de qualidade e, portanto, como critério de seleção de amostra comparativa (baixo/alto) para análise de fatores da qualidade em educação. Nota-se que o indicador tem sido fonte de informação, mas a área carece de estudos que analisem os diferentes fatores que impactam no resultado final do Ideb de forma a subsidiar possível revisão da composição do indicador de qualidade. O Ideb, embora com limitações em sua composição, tem proporcionado um novo momento no debate da qualidade da educação básica brasileira.
Collections
- Políticas educacionais [104]