Um olhar investigativo sobre a escola e o desafio da coordenação pedagógica frente à construção da gestão democrática
Resumo
Resumo :O presente trabalho teve como objeto de estudo a implementação da gestão democrática numa escola da Rede Pública Paranaense. Reconhecendo a escola como espaço contraditório, que ora convoca e ora resiste à tomada de decisões coletivas, pretendemos investigar a contribuição da coordenação pedagógica no processo de construção da gestão escolar democrática. Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica e qualitativa, retomando os princípios de Gestão Democrática, a fim de subsidiar a coleta e análise de dados que
contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa. Assim, por meio de entrevistas e
questionários, obtivemos informações valiosas acerca da compreensão que os educadores têm sobre o tema em questão. Entre os benefícios e as dificuldades de se implementar esse modelo de gestão, concluímos que a gestão escolar democrática não se realiza somente a partir da promulgação de leis, mas necessita de empenho e comprometimento das pessoas em transformar essa decisão em um ato político
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]