dc.contributor.advisor | Pécora Junior, José Eduardo, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.author | Borzi, Rayra Flávia Grando | pt_BR |
dc.contributor.other | Soares, Rodrigo Oliveira, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gerência de Sistemas Logísticos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T17:32:36Z | |
dc.date.available | 2021-02-24T17:32:36Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50157 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. José Eduardo Pécora Jr. | pt_BR |
dc.description | Co-Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Soares | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de MBA em Gerência de Sistemas Logísticos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Uma ruptura na cadeia de suprimento pode causar grandes impactos na produção, entrega dos produtos ou econômicos. Para algumas empresas, o tempo de reação a uma ruptura, ou a notícia dela, pode causar alterações no valor comercial da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Para avaliar essas alterações comerciais, será utilizado um estudo de evento. A janela de evento escolhida é de dez anos e os eventos a serem estudos (ruptura) são as paralizações dos caminhoneiros, portuárias ou qualquer paralização que afete as atividades portuárias. As empresas avaliadas são as que se encontram na BOVESPA e foram desconsideradas empresas de serviço. Com auxílio do software Bloomberg, foram coletadas as informações do valor comercial das empresas, dentro dos critérios estabelecidos. Para análise dos dados, foi utilizado o software R. As empresas reagiram de forma diferente em cada nos grupos de rupturas analisadas. Todas as empresas foram afetadas economicamente com o anúncio das greves que paralisaram as portuárias, algumas empresas mais que outras. Já nas greves de houve empresas que foram mais afetadas que outras com o anúncio da greve, como houve empresas que não foram afetados. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Logística empresarial | pt_BR |
dc.subject | Greves e lockouts | pt_BR |
dc.subject | Distribuição de mercadorias | pt_BR |
dc.title | Estudo de evento na ruptura de cadeias de suprimentos : reação do mercado causada por greves de caminhoneiros e greves portuárias | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |