dc.contributor.advisor | Pedrolo, Edivane | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Angelica Macedo Lozano | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T13:04:44Z | |
dc.date.available | 2019-02-22T13:04:44Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49921 | |
dc.description | Orientador : Edivane Pedrolo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Coordenação de
Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Quais as possibilidades em se adotar a interdisciplinaridade, a articulação entre as diversas ciências para suprir uma demanda da educação em ambiente hospitalar e trabalhar com alunos-pacientes a temática – Geografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar: uma prática interdisciplinar? O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar com as professoras do programa SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. A equipe experienciou a participação cooperativa entre a elaboração e a aplicação do projeto. A interdisciplinaridade faz-se presente no currículo escolar, entretanto, as iniciativas que tornam possíveis essa prática estão distantes da realidade, por isso, o conteúdo disciplinar – A Água, foi tratado de modo abrangente para favorecer as ações colaborativas entre o grupo de professoras e possibilitar as trocas de conhecimentos sob o olhar da interdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida e da saúde dos educandos. Para instigar as reflexões tanto por parte dos professores quanto dos alunos, os termos conscientização e sensibilização, foram elucidados e (re) significados por meio dos diálogos entre o grupo. Essa experiência em grupo confirmou que o trabalho interdisciplinar articulado entre as diversas ciências favorece o aprendizado e deixa menos abstratas as teorias, já que, no cotidiano os eventos acontecem de forma simultânea e não separados em disciplinas. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Meio-ambiente | pt_BR |
dc.title | Geografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar : uma prática interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |