Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPedrolo, Edivanept_BR
dc.contributor.authorLima, Angelica Macedo Lozanopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T13:04:44Z
dc.date.available2019-02-22T13:04:44Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49921
dc.descriptionOrientador : Edivane Pedrolopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Quais as possibilidades em se adotar a interdisciplinaridade, a articulação entre as diversas ciências para suprir uma demanda da educação em ambiente hospitalar e trabalhar com alunos-pacientes a temática – Geografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar: uma prática interdisciplinar? O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar com as professoras do programa SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. A equipe experienciou a participação cooperativa entre a elaboração e a aplicação do projeto. A interdisciplinaridade faz-se presente no currículo escolar, entretanto, as iniciativas que tornam possíveis essa prática estão distantes da realidade, por isso, o conteúdo disciplinar – A Água, foi tratado de modo abrangente para favorecer as ações colaborativas entre o grupo de professoras e possibilitar as trocas de conhecimentos sob o olhar da interdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida e da saúde dos educandos. Para instigar as reflexões tanto por parte dos professores quanto dos alunos, os termos conscientização e sensibilização, foram elucidados e (re) significados por meio dos diálogos entre o grupo. Essa experiência em grupo confirmou que o trabalho interdisciplinar articulado entre as diversas ciências favorece o aprendizado e deixa menos abstratas as teorias, já que, no cotidiano os eventos acontecem de forma simultânea e não separados em disciplinas.pt_BR
dc.format.extent47 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMeio-ambientept_BR
dc.titleGeografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar : uma prática interdisciplinarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples