Geografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar : uma prática interdisciplinar
Resumo
Resumo: Quais as possibilidades em se adotar a interdisciplinaridade, a articulação entre as diversas ciências para suprir uma demanda da educação em ambiente hospitalar e trabalhar com alunos-pacientes a temática – Geografia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida na educação hospitalar: uma prática interdisciplinar? O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar com as professoras do programa SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. A equipe experienciou a participação cooperativa entre a elaboração e a aplicação do projeto. A interdisciplinaridade faz-se presente no currículo escolar, entretanto, as iniciativas que tornam possíveis essa prática estão distantes da realidade, por isso, o conteúdo disciplinar – A Água, foi tratado de modo abrangente para favorecer as ações colaborativas entre o grupo de professoras e possibilitar as trocas de conhecimentos sob o olhar da interdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida e da saúde dos educandos. Para instigar as reflexões tanto por parte dos professores quanto dos alunos, os termos conscientização e sensibilização, foram elucidados e (re) significados por meio dos diálogos entre o grupo. Essa experiência em grupo confirmou que o trabalho interdisciplinar articulado entre as diversas ciências favorece o aprendizado e deixa menos abstratas as teorias, já que, no cotidiano os eventos acontecem de forma simultânea e não separados em disciplinas.