dc.contributor.author | Carneiro, Célia Regina Paloma | pt_BR |
dc.contributor.other | Bernardino, Elizabeth | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T17:41:47Z | |
dc.date.available | 2019-02-25T17:41:47Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49748 | |
dc.description | Orientadora : Professora Elizabeth Bernardino. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. Coordenadoria de Integração de Educação à Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A preservação do meio ambiente é um tema importante e presente na realidade da escola, o qual pode ser trabalhado de diferentes maneiras pelos professores, possibilitando aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado que, uma vez, integrado ao seu conhecimento anterior, é um instrumento cultural indispensável ao melhor entendimento da realidade levando-os a interagir um com o outro e também com o meio ambiente numa sociedade tão complexa. Tem como objetivo desenvolver atividades voltadas a saúde e preservação do meio ambiente para uma vida saudável. Trata-se de um projeto de intervenção desenvolvido na Escola Municipal Professor David da Silva Carneiro, do Município da Lapa Pr, onde teve a participação de 24 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no qual os alunos receberam informações para levar a seus pais e familiares. A intervenção foi realizada em um período de três semanas, no turno vespertino: na primeira semana foi feita a apresentação do projeto iniciando uma conversa informal com os alunos, sobre o que eles já sabiam sobre o assunto: preservação do meio ambiente. realizamos um passeio ao redor da escola fazendo suas observações e investigações a respeito de como resolver essas situações problemas. Em seguida, em à sala de aula e fizemos a leitura no jornal sobre o assunto abordado. Na segunda semana foi planejada uma pesquisa em livros, internet para a produção de um texto coletivo e em grupos a confecção de cartazes, painéis e máscaras. Na terceira semana exposição dos trabalhos na escola. Como resultado, foi possível identificar a necessidade dos alunos em ter diversas informações sobre os danos que causamos ao meio ambiente. Notou-se a grande participação por parte dos alunos através de perguntas e curiosidades sobre o assunto. Os alunos mostraram grande interesse nos materiais confeccionados, pesquisa em internet. Conclui-se que conteúdos como estes devem fazer parte do currículo escolar como forma de compreender a si mesmo e a natureza como um todo dinâmico, sendo parte integrante do mundo em que vive e agente de transformações. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | Preservação do meio ambiente entre escolares do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |