• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Preservação do meio ambiente entre escolares do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CELIA REGINA PALOMA CARNEIRO.pdf (490.8Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Carneiro, Célia Regina Paloma
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A preservação do meio ambiente é um tema importante e presente na realidade da escola, o qual pode ser trabalhado de diferentes maneiras pelos professores, possibilitando aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado que, uma vez, integrado ao seu conhecimento anterior, é um instrumento cultural indispensável ao melhor entendimento da realidade levando-os a interagir um com o outro e também com o meio ambiente numa sociedade tão complexa. Tem como objetivo desenvolver atividades voltadas a saúde e preservação do meio ambiente para uma vida saudável. Trata-se de um projeto de intervenção desenvolvido na Escola Municipal Professor David da Silva Carneiro, do Município da Lapa Pr, onde teve a participação de 24 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no qual os alunos receberam informações para levar a seus pais e familiares. A intervenção foi realizada em um período de três semanas, no turno vespertino: na primeira semana foi feita a apresentação do projeto iniciando uma conversa informal com os alunos, sobre o que eles já sabiam sobre o assunto: preservação do meio ambiente. realizamos um passeio ao redor da escola fazendo suas observações e investigações a respeito de como resolver essas situações problemas. Em seguida, em à sala de aula e fizemos a leitura no jornal sobre o assunto abordado. Na segunda semana foi planejada uma pesquisa em livros, internet para a produção de um texto coletivo e em grupos a confecção de cartazes, painéis e máscaras. Na terceira semana exposição dos trabalhos na escola. Como resultado, foi possível identificar a necessidade dos alunos em ter diversas informações sobre os danos que causamos ao meio ambiente. Notou-se a grande participação por parte dos alunos através de perguntas e curiosidades sobre o assunto. Os alunos mostraram grande interesse nos materiais confeccionados, pesquisa em internet. Conclui-se que conteúdos como estes devem fazer parte do currículo escolar como forma de compreender a si mesmo e a natureza como um todo dinâmico, sendo parte integrante do mundo em que vive e agente de transformações.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49748
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [318]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV