Show simple item record

dc.contributor.advisorKasper, Katia Mariapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Denise Aparecida Limapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-20T21:18:39Z
dc.date.available2017-09-20T21:18:39Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/49118
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Kátia Maria Kasperpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 26/02/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 90-93pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa envolve processos singulares de formação. Processos educativos e de formação entendidos como processos de construção de subjetividades. Elege a cartografia como metodologia de pesquisa, pois permite um acompanhamento de processos, composições, produções marcadas pelos encontros. Uma configuração cartográfica a partir dos processos de formação da pesquisadora e a escritura-vida dos trajetos de formação do professor quilombola Ilton Gonçalves, em Guaraqueçaba, estado do Paraná. Um encontro a partir da leitura do livro autobiográfico "Minha Triste e Alegre História de Vida"; e a produção de depoimentos do professor e autor do livro, a propósito de sua trajetória de formação e da construção de suas práticas pedagógicas. Inspira-se nas noções de formação e experiência, de Jorge Larrosa. Operando na perspectiva ecosófica de Félix Guattari, composta com a interação ético-política entre os saberes dos três registros ecológicos: ambiental, social e mental. Com Guattari, questiona-se os modos de vida, abrindo possibilidades para alterar, reinventar essas maneiras de ser e atuar nos diferentes espaços e movimentos da vida. Fugir dos padrões e moldes da lógica dominante, que nos quer conformes. Apresenta-se através de narrativas marcadas pela criação de outras possibilidades de vida, implicando em outras pedagogias, que não se restringem a cursos de formação continuada ou à escola, à sala de aula. Interessa-nos as possibilidades abertas pelos processos, as experimentações. Experiências singulares e singularizantes de formação, provocando uma abertura para outras possibilidades, outros modos de agir, sentir, pensar. Palavras-chave: Formação. Ecosofia. Escrita de si. Singularização. Ilton Gonçalvespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research involves singular training processes educational and training processes considered as involving constructions of subjectivities. Mapping is selected as the research methodology, thus allowing to accompany processes, compositions, and productions marked by encounters. A mapping configuration uses training processes of the researcher and the life story of the training paths of the Quilombola teacher, Ilton Gonçalves, in Guaraqueçaba, Paraná. An encounter with his autobiographical work entitled "My Sad and Happy Life Story" as well as interviews with the author of the book facliatate an understanding of his training path and construction of his pedagogical practices. It draws inspiration from the notions of training and experience by Jorge Larrosa, and incorporates Félix Guattari's ecosophic perspective that includes the ethical,political interaction between the knowledge of the three ecological fields: environmental, social, and mental. With Guattari, we question ways of life, opening up possibilities to alter and reinvent these ways of being and acting in the different spheres and movements of life, to reject the standards and moulds of the dominant logic, which aims at standardizing us. It presents itself through narratives marked by the creation of alternative ways of life, implied in other pedagogies which are not restrained to life-long training courses, school, or the classroom. We are interested in the possibilities opened up by the processes and the experiments. Unique training experiences that will engender a mindblowing reflection on other possibilities and other ways of acting, feeling, and thinking. Key words: Training, Ecosophy, Self-writing, Singularization. Ilton Gonçalvespt_BR
dc.format.extent127 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCartografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada na pesquisapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleExperiência, singularização, ecosofia : cartografia de processos de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record