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dc.contributor.advisorSampaio, Armando Vaz, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorJesus, Ariane Brunetti dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-18T23:25:18Z
dc.date.available2019-03-18T23:25:18Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49022
dc.descriptionOrientador : Armando Sampaio.pt_BR
dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo preocupa-se com uma faceta particular em apresentar a teoria da educação e as suas vertentes: capital social e humano, ou seja, as duas linhas de pesquisa em economia da educação. Apresentam-se os comentários de diversos teóricos econômicos sobre as suas expectativas e conclusões sobre a economia da educação. Argumenta-se também, com considerações apreciativas, como a educação é de fundamental importância para que ocorra uma transformação social, ou seja, igualdade entre os indivíduos e, como consequência, a própria possibilidade de crescimento econômico da nação. Outra questão comentada no artigo refere-se à dependência das instituições sobre o capital humano, ou seja, percebe-se que há necessidade deste capital para que as empresas possam concorrer no mercado inovador e altamente persuasivo em âmbito internacional. O capital humano determina desenvolvimento pessoal em longo prazo, mas em um futuro próximo, a contrapartida retorna para o investidor em formato de melhores salários, qualidade de vida e perspectivas visionárias. Com o resultado do IDEB, pode-se questionar como anda a educação básica no Brasil? Neste artigo, com foco principalmente no Estado do Paraná é demonstrada a classificação do Estado no IDEB realizado em 2011, e percebe-se uma queda no rendimento das instituições de ensino, principalmente em âmbito publico. A falta de investimento na infraestrutura e principalmente a rotatividade dos docentes perturbam a melhoria do desempenho das escolas do Estado. As políticas educacionais do Paraná devem ser revistas. Este artigo possui uma análise feita através dos índices apresentados do ensino básico – médio, pois ele é o fundamentador para as escolhas profissionais dos indivíduos e também na sequencia do artigo é apresentado o colégio SESI Paraná que há 07 anos desenvolve melhorias para o ensino médio, propondo metodologia diferenciada, inovadora e profissionalizante, focando nos futuros profissionais industriários. E para finalizar, conclui-se energicamente que haja uma política com efeitos positivos e duradouros sobre educação para daí sim poder garantir uma transformação social no Estado do Paraná, através da educação.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.titleTransformação social através da educação básica e articulada : estudo de caso Colégio SESI/PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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