Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRazzolini Filho, Edelvino, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorFerreira, Isabel Garciapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T14:37:04Z
dc.date.available2024-03-01T14:37:04Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48400
dc.descriptionOrientador : Edelvino Razzolini Filho.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Tendo como problema de pesquisa, e o objetivo principal, identificar o que é necessário para que as tecnologias de informação e comunicação sejam mais utilizadas na Educação em uma comunidade escolar no município de Curitiba na visão de gestores e responsáveis, de modo a identificar potencialidades, onde essa análise amplia os conhecimentos acerca das tecnologias educacionais, o presente trabalho aborda, no referencial teórico: Educação, Tecnologia da Informação- TI, Aprendizagem e Gestão da Informação. Após essa etapa foi demonstrada a metodologia adotada, a mesma caracteriza-se como exploratória e, a pesquisa do tipo Qualitativa. O Survey utilizado foram com 9 entrevistados que participam da comunidade escolar estudada, de modo que identificaram-se os recursos de Tecnologia da Informação e da Comunicação utilizados, os recursos necessários para a implantação, verificou-se o nível de aceitação para a implantação e identificaram-se as ferramentas utilizadas para obtenção e uso, da informação, na comunidade escolar, seguida da observação participante que teve como objetivo colocar em prática algumas questões que foram inseridas na entrevista, onde o ponto foco da técnica da observação é em relação ao uso dos computadores na comunidade escolar estudada, verificar a importância da tecnologia e suas respectivas aplicabilidades na escola. Diante de tal estudo, comprova-se que a tecnologia tem papel importante e serve como método facilitador no que diz respeito à aprendizagem e seus demais processos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.titleAnálise de tecnologia da informação e comunicação aplicados a educação : um estudo exploratório com gestores e responsáveis de alunospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples