Tecnologia, informaçao e sociedade : a percepçao do usuario em relaçao a qualidade dos serviços do Telecentro Paranavegar da Biblioteca Publica do Parana
Resumo
Resumo: Trata do tema Tecnologia, Informação e Sociedade, especificando-se num estudo sobre o Telecentro Paranavegar BPP como agente promotor da inclusão digital/social. Objetiva analisar o significado da qualidade num contexto de serviço, caracterizando as expectativas e a satisfação dos usuários/clientes do Telecentro. Pesquisa exploratória, cujo ambiente é o Telecentro Paranavegar BPP. A amostra foi feita com 371 usuários correspondendo a 5% de erro-padrão. O instrumento de coleta é um questionário-entrevista dividido em duas partes com quatorze questões abertas fechadas, o período de coleta compreendeu duas semanas. Como resultados, observa-se que a maioria dos usuários é do sexo masculino; faixa etária predominante entre 10 e 20 anos; residem em Curitiba; maioria com Ensino Médio completo, sendo que não estão estudando atualmente, nem trabalhando; renda mensal inferior a três salários mínimos; cadastro feito no Telecentro no último ano. O acesso é maior para e-mail e pesquisas, maior procura durante a semana e no período vespertino; frequência mais expressiva de duas a seis vezes por semana. O tempo de uso é tido como insuficiente, mas a maioria expressiva considera como boa a eficiência dos serviços. Na última questão, os cinco itens e o somatório total foram avaliados como eficientes, sendo o maior percentual para a confiabilidade do serviço. Conclui-se que é preciso ampliar o espaço físico do Telecentro, o número de computadores, promover as oficinas e cursos propostos no programa do Telecentro Paranavegar, para não haja somente a promoção da inclusão digital restrita, e sim que o usuário/cidadão seja um interlocutor participativo das políticas públicas.
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- Gestão da Informação [564]