Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Edmeire Cristina, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorHenning, Jana Rubia Andradept_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T17:37:04Z
dc.date.available2024-02-23T17:37:04Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48322
dc.descriptionOrientador: Edmeire Cristina Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçaopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Trata do tema Tecnologia, Informação e Sociedade, especificando-se num estudo sobre o Telecentro Paranavegar BPP como agente promotor da inclusão digital/social. Objetiva analisar o significado da qualidade num contexto de serviço, caracterizando as expectativas e a satisfação dos usuários/clientes do Telecentro. Pesquisa exploratória, cujo ambiente é o Telecentro Paranavegar BPP. A amostra foi feita com 371 usuários correspondendo a 5% de erro-padrão. O instrumento de coleta é um questionário-entrevista dividido em duas partes com quatorze questões abertas fechadas, o período de coleta compreendeu duas semanas. Como resultados, observa-se que a maioria dos usuários é do sexo masculino; faixa etária predominante entre 10 e 20 anos; residem em Curitiba; maioria com Ensino Médio completo, sendo que não estão estudando atualmente, nem trabalhando; renda mensal inferior a três salários mínimos; cadastro feito no Telecentro no último ano. O acesso é maior para e-mail e pesquisas, maior procura durante a semana e no período vespertino; frequência mais expressiva de duas a seis vezes por semana. O tempo de uso é tido como insuficiente, mas a maioria expressiva considera como boa a eficiência dos serviços. Na última questão, os cinco itens e o somatório total foram avaliados como eficientes, sendo o maior percentual para a confiabilidade do serviço. Conclui-se que é preciso ampliar o espaço físico do Telecentro, o número de computadores, promover as oficinas e cursos propostos no programa do Telecentro Paranavegar, para não haja somente a promoção da inclusão digital restrita, e sim que o usuário/cidadão seja um interlocutor participativo das políticas públicas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiblioteca Pública do Paranápt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectBibliotecas publicas - Estudo de usuáriospt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleTecnologia, informaçao e sociedade : a percepçao do usuario em relaçao a qualidade dos serviços do Telecentro Paranavegar da Biblioteca Publica do Paranapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples