• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação e espiritualidade : a arte da conscientização e transformação pessoal

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JULIANA MELCHIORI OLIVEIRA COUTO.pdf (2.022Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Couto, Juliana Melchiori Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A educação deve saber dialogar, valorizar os conhecimentos populares, preconizar a aprendizagem via processos cooperativos, sabendo respeitar as individualidades e temporalidades de cada indivíduo, possibilitando o empoderamento dos atores envolvidos. O presente projeto iniciou-se em 2010, através de trabalho voluntário, onde propunha através do teatro de bonecos a divulgação de uma realidade socioeconômica e ambiental da região, com o intuito de sensibilizar e educar a população em relação a questão. Em outubro de 2011, o projeto foi acolhido pela Motirõ Sociedade Cooperativa, sendo nomeado de Guapuruvu, na qual sofreu profundas transformações, ampliando-se para outros campos de atuação. A partir de princípios embasados na antroposofia, arteeducação e na conservação do ambiente, o projeto preocupa-se em auxiliar o indivíduo a educar-se, por meio do processo de autoconhecimento, a partir da construção de espaços socioeducativos para diálogos, compartilhamento de conhecimentos e do desenvolvimento de práticas lúdicas, com o intuito de se alcançar um bem-estar, aprimorando o ensino/aprendizagem e sensibilizando todos os envolvidos sobre a realidade da região. Essas atividades envolvem os sentidos do público pelas cores, figurinos, textos, sons e diversidade de linguagem, gerando múltiplos estímulos, que os levam à interação uns com os outros, com altas doses de brincadeiras, amor e alegria, conduzindo-os para a construção de um conhecimento coletivo, um mergulho na arte do aprendizado. Acreditamos que no processo crescente de se conscientizar, novos olhares e conhecimentos são construídos, acarretando numa possível mudança de paradigmas, hábitos e ações individuais, que eventualmente serão exteriorizadas no ambiente e sociedade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47732
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV