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dc.contributor.advisorShima, Walter Tadahiro, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Josélia Elvirapt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Hélio Gomes dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbrapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-10T18:07:04Z
dc.date.available2017-10-10T18:07:04Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47356
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Walter T. Shimapt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Hélio Gomes de Carvalhopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : 24/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 228-241pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estado, economia e políticas públicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O reconhecimento dado por Joseph Schumpeter ao empresário inovador abre os caminhos para a construção, tanto teórica como conceitual, do novo paradigma de vantagem competitiva. Dada a importância da inovação para todos os portes de empresas, os pequenos negócios, por serem capazes de explorar oportunidades de negócios em novos mercados e/ou oferta de novos produtos e serviços, bem como gerar renda e trabalho nas mais variadas economias, assumem um papel preponderante para responder às restrições impostas pela dinâmica econômica global. No Brasil, iniciativas públicas e privadas têm buscado apoiar e promover a inovação nas empresas. O Programa Agentes Locais de Inovação, criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE, tornou-se objeto desta pesquisa, pois busca apoiar e conscientizar os pequenos negócios sobre a introdução da inovação nas suas rotinas. O programa utiliza um diagnóstico denominado Radar da Inovação com 13 dimensões. Por outro lado, em Portugal foi criada a Rede PME Inovação da COTEC, a maior rede intersetorial voltada para a promoção da inovação. A problemática consiste na identificação de evidências empíricas de singularidades da inovação em empresas de pequeno porte em ambas as iniciativas. O principal objetivo é analisar as políticas de estímulo à inovação em micro e pequenas empresas por meio da abordagem dos dados do Programa Agentes Locais de Inovação do SEBRAE - PR e das contribuições da Rede PME Inovação da COTEC, em Portugal. O método quantitativo foi utilizado para a análise de dados de 3000 micro e pequenas empresas paranaenses participantes do Programa ALI, no período de 2012 a 2014, por meio do software SPSS. A pesquisa qualitativa foi empregada para estudar a Rede PME Inovação da COTEC Portugal. Como principais resultados, a análise dos dados do Programa ALI apresentou evidências que o acompanhamento do programa nas MPE promoveu a cultura da inovação e o aumento da Inovação Global. Essas empresas apresentaram foco em apenas uma ou duas dimensões da inovação, destacando-se a dimensão Plataforma. Constatou-se, estatisticamente, que todas as dimensões da inovação do Radar da Inovação contribuem para que as empresas tornem-se inovadoras. Ao iniciar o programa, a média para todos os setores os classificava como pouco ou nada inovador, sendo Turismo e Software os setores com médias de inovação mais elevadas. Concluiu-se que a intensidade da inovação é diferente para cada setor e que não apresentam um padrão linear de inovação. A análise estatística também indicou diferenças regionais significativas. O estudo da Rede PME Inovação demonstrou que as empresas associadas são motivadas a formar a rede não somente por fatores monetários que a inovação pode trazer, mas por outros fatores adjacentes como o reconhecimento no mercado como empresas inovadoras. Evidenciou-se que há a percepção que a formação de redes facilita a cooperação e aprendizado para essas empresas por meio de networking e melhoria na capacidade de gestão da inovação. Palavras-chave: Inovação. Micro e Pequenas empresas. Competitividade. Programa ALI. Rede.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Joseph Schumpeter's recognition towards the innovative entrepreneur paves the way to the theoretical and conceptual construction of the new paradigm of the competitive leverage. Owing to the importance of innovation in all sizes of enterprises, small businesses play a major role for their capacity to explore opportunities in new markets with the offer of new products or services, as well as for the generation of profits and jobs in various economies, and take on a preponderant role to respond to the restrictions imposed by the global economic dynamics. In Brazil, public and private initiatives have tried to support and promote innovation in enterprises. The Local Agent Innovation Program (LAI), created by the Brazilian Service to Support Micro and Small Enterprises - SEBRAE, sparkled the research interest due to their support, and also small businesses' awareness raising for introducing innovation in their routine. The referred program uses a diagnosis called Radar of Innovation with 13 dimensions. On the other hand, it was created in Portugal the SME Networking Innovation of COTEC; the biggest inter sectoral network to promote innovation. The difficulty consisted in identifying the empirical evidences of innovation singularities in small businesses in both initiatives. This study aimed to analyze policies to stimulate innovation in micro and small enterprises through the data of de the LAI Program in Paraná and the contributions of the SME Innovation Network to the small businesses stimulus. A quantitative method was used to assess the data of 3000 micro and small enterprises in Paraná which participated in the LAI Program between 2012 and 2014 utilizing SPSS software. The qualitative research was applied to study SME Innovation Network of COTEC Portugal. As main results, the analysis of the LAI Program data presented evidences that the follow-through in the micro and small enterprises program promoted the culture of innovation ande increase of the Global Innovation. These enterprises focused on one or two innovation dimensions only, where the Platform dimension stood out. It was statistically noted that all the Radar Innovation dimensions contribute to the enterprises' innovation. In the beginning of the program, the average classification for all sectors was little or no innovative whatsoever, being Tourism and Software sectors with the most elevated indexes concerning innovation. It was concluded that the innovation intensity is distinct to each sector with no linear pattern. The statistical analysis also appointed significant regional differences. The SME Innovation Network study showed that the associated enterprises are motivated to form the relationship not only for financial reasons brought by the innovation, but for other adjacent factors like market recognition as innovative enterprises. Thus, it was noticed that there is the awareness that the networking formation facilitates cooperation and learning among enterprises and brings innovation management improvement. Key words: Innovation. Micro and Small Enterprises. Competition. LAI Program. Networking.pt_BR
dc.format.extent288 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPolítica Pública e Populaçãopt_BR
dc.subjectPequenas e medias empresas - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPequenas e medias empresas - Concorrenciapt_BR
dc.subjectRede de negóciospt_BR
dc.titlePolíticas de estímulo à inovação em micro e pequenas empresas : contribuições do Programa Agentes Locais de Inovação (Brasil) e da Rede PME Inovação (Portugal)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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