dc.contributor.author | Cardoso, Lucinéia de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.other | Ramos, Edna Amancio de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:34:15Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:34:15Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47287 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Me. Edna Amancio de Souza Ramos | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho apresenta uma perspectiva sobre a função da Coordenação Pedagógica em instituições de Educação Infantil, e de como essa função pode interferir na atuação dos professores e no processo de ensino e aprendizagem. É necessário apontar que o desenvolvimento de um bom trabalho da Coordenação Pedagógica, aliado à função dos professores, levando em conta a preocupação com a aprendizagem dos alunos, pode transformar o cotidiano escolar e obter melhores resultados de aprendizagem. Objetivamente, o presente trabalho apresenta duas partes. A primeira delas a teoria pesquisada é parafraseada dando lugar a um texto que expõe, com base nas leituras teóricas, a concepção de Coordenador Pedagógico dentro da escola, estruturando suas funções, e mostrando as diferenças de um e outro texto de base. Na segunda parte se encontra uma pesquisa de campo, em formato de entrevista, onde um texto relaciona efetivamente as respostas das perguntas com a teoria pesquisada. Assim o objetivo básico se cumpre, e consegue-se estabelecer os parâmetros discursivos sobre a função de Coordenador Pedagógico, planejado a principio, como objeto de estudo. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico e o desempenho do professor na educação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |