dc.contributor.advisor | Almeida, Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Paula, Marcia Cristina de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:22:02Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:22:02Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47265 | |
dc.description | Orientador: Antonio Charles Santiago Almeida | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esse trabalho de pesquisa apresentou como meta analisar a Dificuldade de aprendizagem de uma criança de dez anos que apresenta transtornos emocionais. A coleta de informações foi realizada em uma escola pública no município de Piraquara e abrangeu como objetivos: investigar as dificuldades de aprendizagem causadas pela falta de afetividade e emoção, apontar os problemas e conflitos que levam a criança a apresentar um quadro de dificuldade de aprendizagem, compreender qual a responsabilidade da família mediante o problema de aprendizagem, considerar a prática do professor perante essa dificuldade e entender como se dá o desenvolvimento da criança na perspectiva de Henri Wallon. Para fundamentar a pesquisa foram usados, principalmente, os autores: Barbosa (2001), Smith (2001), Almeida(1999), Chamat( 1997). A pesquisa é qualitativa e a pesquisadora utilizou como técnica de coleta de informações a entrevista e a análise documental, constituindo-se num estudo de caso. Este estudo de caso foi caracterizado por três fases: exploratória, sistemática e elaboração de relatório. Os resultados mostraram uma desestrutura familiar, assim como uma relação afetiva bastante frágil entre a criança e os pais, fatores esses que geraram um transtorno emocional e, conseqüentemente, uma dificuldade de aprender. Há uma necessidade de um acompanhamento pedagógico para a criança e sua família a fim de minimizar
esses transtornos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A influência da relação sócio-afetiva no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |