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dc.contributor.advisorAlmeida, Antonio Charles Santiagopt_BR
dc.contributor.authorPaula, Marcia Cristina dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T15:22:02Z
dc.date.available2019-06-04T15:22:02Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47265
dc.descriptionOrientador: Antonio Charles Santiago Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse trabalho de pesquisa apresentou como meta analisar a Dificuldade de aprendizagem de uma criança de dez anos que apresenta transtornos emocionais. A coleta de informações foi realizada em uma escola pública no município de Piraquara e abrangeu como objetivos: investigar as dificuldades de aprendizagem causadas pela falta de afetividade e emoção, apontar os problemas e conflitos que levam a criança a apresentar um quadro de dificuldade de aprendizagem, compreender qual a responsabilidade da família mediante o problema de aprendizagem, considerar a prática do professor perante essa dificuldade e entender como se dá o desenvolvimento da criança na perspectiva de Henri Wallon. Para fundamentar a pesquisa foram usados, principalmente, os autores: Barbosa (2001), Smith (2001), Almeida(1999), Chamat( 1997). A pesquisa é qualitativa e a pesquisadora utilizou como técnica de coleta de informações a entrevista e a análise documental, constituindo-se num estudo de caso. Este estudo de caso foi caracterizado por três fases: exploratória, sistemática e elaboração de relatório. Os resultados mostraram uma desestrutura familiar, assim como uma relação afetiva bastante frágil entre a criança e os pais, fatores esses que geraram um transtorno emocional e, conseqüentemente, uma dificuldade de aprender. Há uma necessidade de um acompanhamento pedagógico para a criança e sua família a fim de minimizar esses transtornos.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA influência da relação sócio-afetiva no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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