Gestão democrática : contribuições para a promoção da aprendizagem
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Data
2014Autor
Santos, Cristina Aparecida Silva dos
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Resumo : Este artigo tem como objetivo discutir a função da coordenação pedagógica, enquanto mediadora na relação família-escola, na perspectiva da gestão democrática, bem como compreender a importância da parceria entre estas instituições, como promotoras do desenvolvimento intelectual e na formação do estudante. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em estudiosos como: Vigotski (1998), Saviani (2012), Freire (1996), Smolka (2013), Paro (2005), que tratam da implementação da gestão democrática nas escolas públicas, da participação da família na vida acadêmica dos filhos e o desenvolvimento do estudante. A pesquisa teve, portanto, cunho qualitativo, da aplicação de entrevistas à coordenação pedagógica de um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Cianorte, no Paraná. Para tanto, para as análises, utilizou-se da metodologia dos Núcleos de Significação.
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- Coordenação Pedagógica [455]