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    Formação continuada na educação integral

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    R - E - JULIANA AUGUSTA SAVISKI KOLZ.pdf (375.2Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Kolz, Juliana Augusta Saviski
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação continuada dos docentes que atuam em escolas que ofertam educação em tempo integral, tema que vem sendo muito debatido atualmente e constitui-se como desafio da educação escolar pública na contemporaneidade. A formação continuada é vista como um instrumento de melhoria da prática diária em sala de aula, uma vez que proporciona momentos de estudo, escuta, diálogo e reflexão, o que contribui grandemente para uma educação de qualidade, tendo reflexos visíveis na aprendizagem dos educandos, pois quando são estimulados adequadamente a buscar o conhecimento o processo educativo tem um enriquecimento significativo. A oferta da educação em tempo integral pressupõe o aumento da carga horária da criança na escola e para que haja qualidade é necessário que os mestres estejam aptos a proporcionar diariamente atividades diferenciadas das já desenvolvidas tradicionalmente, as aulas podem ser mais dinâmicas e interessantes, se tornando momentos em que os estudantes aprendem mais e melhor, onde sejam oferecidas oportunidades de pesquisa e exploração de materiais diversificados. Nessa perspectiva a formação continuada oferecida carece ser capaz de aliar teoria e prática, fornecendo o suporte necessário para a melhoria da prática pedagógica. Para a coleta dos dados necessários à construção do artigo participaram profissionais da educação pública de Curitiba – PR que atuam diretamente em escolas com educação em tempo integral. Através da observação dos trabalhos desenvolvidos pelas professoras na instituição, depoimentos, realização de questionários e conversas durante momentos de reuniões foi possível fazer uma análise de suas idéias e relacioná-las com o tema em questão, analisando pontualmente as dificuldades encontradas tanto por docentes quanto por estudantes durante o desenvolvimento de suas atividades, assim como verificando a necessidade da participação do coordenador pedagógico nos momentos de formação continuada onde demonstra capacidade de atuar como mediador do processo compartilhando o conhecimento.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47195
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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