• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A evasão escolar na EJA

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - PRISCILA GALVAO SANTOS.pdf (278.7Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Santos, Priscila Galvão
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem como tema principal a Evasão Escolar na EJA, que busca analisar as razões para a desistência escolar, apresenta como objetivo geral encontrar as razões que levam a evasão escolar na EJA. Objetiva-se também pesquisar a origem do problema por meio de observações de campo; pretende-se que os professores estabeleçam relações horizontais com seus estudantes, propiciando o diálogo entre conteúdos e vivências, respeitando as condições e possibilidades de cada um, propiciando o êxito do processo ensino-aprendizagem. É importante que o processo educativo trabalhe a fim de traduzir a compreensão de que jovens e adultos não são atrasados em seu processo de formação, mas sim sujeitos sócio-histórico-culturais, com conhecimentos e experiências acumuladas, com tempo próprio de formação e aprendizagem;O professor deve diversificar as suas aulas bem como direcionálas ao público da EJA; usar de linguagem e métodos de ensino adequados a cada faixa etária; incentivar o aluno a concluir todas as etapas da EJA; propiciar ao aluno aulas em que ele sinta-se a vontade, com o propósito de evitar a evasão escolar.A Educação de Jovens e Adultos tem como propósito auxiliar cada individuo a tornar-se o que ele tem capacidade para ser .Na busca de pesquisar a origem do problema e encontrar soluções para evitar e ou diminuir a evasão escolar na EJA, utilizou-se de técnicas apropriadas de coleta de dados, como observação do processo pedagógico,entrevista com alunos, professores, funcionários da secretaria e direção, pesquisa bibliográfica fundamentando o tema, e por fim a análise desses dados levantados para posteriormente serem usados pelos profissionais da escola a fim de desenvolver ações para evitar e ou diminuir a evasão escolar na EJA. Após a coleta de dados, estima-se que entre 2012 e 2014 o percentual de alunos desistentes da EJA matriculados do Ensino Fundamental com idade entre 15 e 21 anos, é bastante significativa e preocupante.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47148
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV