dc.contributor.advisor | Lima, Humberto Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.author | Bakai, Josane do Rocio Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T13:10:05Z | |
dc.date.available | 2019-12-18T13:10:05Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47105 | |
dc.description | Orientador : Humberto Lima | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Desmistificar os conceitos de poder que envolvem o papel dos coordenadores pedagógico dentro das instituições de ensino, e levar os professores a refletir sobre a importância deste profissional, como um parceiro em todo processo educativo. Esta inquietação motivou este estudo, realizado através de pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa com professores de um Colégio Estadual, na qual se constatou que existe uma disposição destes para adotar a prática do planejamento coletivo. Isto motiva e reafirma o papel dos coordenadores, como mediadores das ações que irão permear todo o trabalho educativo. Com objetivos de melhorar as relações interpessoais, no sentido de mostrar aos professores que ao socializar suas experiências exitosas, estarão minimizando suas dificuldades, e consequentemente melhorando a qualidade em todo o processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico como mediador do trabalho coletivo, na busca de qualidade no trabalho educativo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |