Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.authorCavassan, Andréia Batista dos Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T12:41:31Z
dc.date.available2019-11-18T12:41:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47060
dc.descriptionOrientador : Vanisse Simone Alves Corrêa.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Está pesquisa destina-se a investigar como os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/PR compreendem, desenvolvem e redimensionam sua prática avaliativa, especificamente tendo como foco principal os alunos do Ensino fundamental – anos iniciais. Considera-se que as Escolas Municipais de Cascavel desenvolvem seu trabalho em consonância com o Currículo Municipal para a Rede Pública de Cascavel, sendo elaborado e fundamentado pelo método do Materialismo histórico-dialético. A metodologia empregada nesta pesquisa pautou-se basicamente na revisão da literatura escolhida e na aplicação de questionários a 44 professores e coordenadores de cinco escolas, todas de médio porte, possuindo de 400 a 600 alunos. O público atendido pelas escolas apresenta renda entre um a três salários mínimos. Este trabalho pauta-se teoricamente em LEONTIEV (1978), LUCKESI (2005; 2008) e SAVIANI (1996; 2003). Justifica-se esta pesquisa pela importância que avaliação tem no processo ensino-aprendizagem. O trabalho conclui entre outras coisas, que: - para que a avaliação aconteça de maneira efetiva e competente é necessário que o professor conheça e compreenda a linha teórica a que se dispõe a trabalhar, articulando seu trabalho com o Projeto Político Pedagógico – PPP; - os resultados da avaliação devem ser utilizados para intervir positivamente na realidade, gerando mudanças e melhorando a aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA articulação da prática pedagógica com os resultados da avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples