• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudo de caso relacionado à elaboração e implantação de um espaço lúdico destinado ao acolhimento para auxiliar no processo de adaptação dos alunos na educação infantil

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - VILMA APARECIDA BARAUSSE.pdf (392.4Kb)
    Date
    2014
    Author
    Barausse, Vilma Aparecida
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação de crianças
    Educação - Metodologia
    Educação infantil
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: A Educação Infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento da criaça, pois propicia um processo educativo permante, dinâmico, criativo, interativo, com enfoque interdisciplinar, pautadas na aquisição de habilidades e competências. O primeiro contato da criança com o mundo é mediado pela família, depois desta a escola é considerada o segundo elemento que se estabelece como peça fundamental para a construção de aprendizado das crianças. É notável que ocorrem alguns problemas relacionados à primeira interação das crianças. No início de ano letico, ou volta de férias as mesmas situações problemáticas ocorrem com os alunos que estão ingressando ou que já estão matriculados, configura-se em alguns casos com um dificurltador no memento do acolhimento, situação que mobiliza professores, auliliares e funcionários da escola. E o fato de em algumas instituições não haver um espaço lúdico destinado ao acolhimento configura-se com um amplificador deste problema. Logo, foi porposto destinar um espaço para o momento do acolhimento, que viabilize as interações, seja acolhedor, atraente para as cruaças e que facilete sua inserção no ambiente escolar. Destacando que a prática na educação infantil deve ser analisada de maneira diferenciada, pois nesta etapa de ensino o cuidar e o estudar são indissociáveis. Desta forma, torna-se importante pensar as ações educativas, independentes do espaço em que elas ocorram, seja sala de aula, no pátio da creche, em aulas todas devem ser valorizadas por se constituir num instrumento de aquisição de novos conhecimentos, de aprendizado e principalmente de adaptação para a criança.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46953
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV