Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerrari, Adriana Maria de Melopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T18:01:19Z
dc.date.available2020-01-07T18:01:19Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46898
dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação,, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo, investigar a importância do planejamento e do Plano de Trabalho Docente (PTD) na organização da prática pedagógica do professor, e para tanto se realizou uma pesquisa de campo junto aos professores de um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio, em Cianorte no Paraná, Brasil, a fim de conhecer se o planejamento e o PTD atuam como instrumento facilitador da viabilização da didática dentro da sala de aula. A partir da revisão bibliográfica produziu-se um paralelo argumentativo entre autores e documentos que tecem sobre o tema em questão. A pesquisa realizada contribuiu com a reflexão construtiva onde o planejamento escolar é compreendido num aspecto amplo, havendo sempre a necessidade de repensá-lo, redirecioná-lo, num processo dinâmico e que envolve continuamente a tomada de decisões, sendo um importante aliado profissional, enquanto instrumento da prática docente. Por meio da aplicação de um questionário para quatro docentes da escola investigada e análise dos resultados obtidos, foi possível constatar que os professores possuem um bom nível de conhecimento sobre a função do planejamento escolar, bem como do PTD, porém existem algumas lacunas que exigem orientações por parte da equipe pedagógica da escola e mais estudos por parte do docente.pt_BR
dc.format.extent26 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titlePlanejamento escolar : um instrumento facilitador do trabalho docentept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples