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dc.contributor.advisorBeuren, Ilse Mariapt_BR
dc.contributor.authorBueno, Rodrigo da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T16:36:54Z
dc.date.available2018-02-08T16:36:54Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46802
dc.descriptionOrientadora : Ilse Maria Beurenpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em MBA em Auditoria Integral.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Em uma economia cada vez mais competitiva, as empresas viram a necessidade de terem um maior planejamento e controle de seus negócios. Assim, surgiu a importância do uso de instrumentos que possibilitem um controle gerencial e que mostrem a situação da empresa. Esses instrumentos são os controles internos, os quais estabelecem procedimentos para evitar e reduzir desvios. Alguns acontecimentos históricos, como o escândalo envolvendo as empresas norte-americanas Eron Corporation e WorldCom, mostraram que os controles são importantes. Neste sentido, ocorreu a criação da Lei Sarbanes-Oxley, que assegura a fidelidade das demonstrações contábeis. Também, o Committee of Sponsoring Organizations of Treadway Comission (COSO), que desenvolveu um modelo que avalia os controles internos, com vistas à unificar as definições de controle interno, integrar os componentes e objetivos do controle interno, traçar os papéis e responsabilidades internos. Nesta perspectiva, os usuários desses controles assumem um papel relevante para que os procedimentos estabelecidos pelos controles internos sejam eficazes, se utilizados de forma adequada. Desse modo, este estudo objetiva analisar a percepção dos usuários dos controles internos sobre sua integridade e fidelidade. Para tal, pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um estudo de caso em uma empresa industrial do setor madeireiro. Um roteiro estruturado com nove questões abertas foi elaborado para entrevistar os oito usuários do controle interno do setor de compras da empresa. Os resultados mostram que a integridade e fidelidade percebida do controle interno, a importância atribuída e o grau de satisfação dos seus usuários são sinalizadores do seu funcionamento na empresa objeto de estudo. Conclui-se, portanto, como a empresa possui controles internos alinhados com os procedimentos e normas estabelecidos, o nível de informações assertivas é maior e, por conseguinte, maior o grau de satisfação de seus usuários.pt_BR
dc.format.extent47 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAuditoria internapt_BR
dc.titlePercepção dos usuários dos controles internos sobre sua integridade e fidelidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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