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dc.contributor.authorCavalheiro, Adriana Fernandespt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T17:30:43Z
dc.date.available2020-01-06T17:30:43Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46791
dc.descriptionOrientador : Vanisse Simone Alves Corrêapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No artigo analisamos brevemente o histórico das avaliações educacionais em larga escala no Brasil e suas influências na qualidade do processo de ensino nas últimas décadas. Nesse contexto, a pesquisa se insere na problemática que as avaliações externas se encontram, nos dias atuais, muito presentes no cotidiano das salas de aula, especificamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), e interferindo diretamente nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. O objetivo é contribuir para a compreensão desse novo modelo de avaliação das escolas paranaenses, analisando em que medida o SAEP tem atingido seus objetivos na reorganização da prática pedagógica e o que podemos perceber de mudanças significativas, na escola em estudo, advindas da análise desses resultados pela comunidade escolar. Assim, tendo clareza sobre qual é a finalidade das avaliações do SAEP na prática pedagógica, procuramos compreender como, no âmbito da aprendizagem dos alunos, os objetivos se cumprem, ou seja, quais são as consequências que trazem para a aprendizagem dos estudantes e a contribuição para a qualidade de ensino. O estudo, realizado num colégio estadual da cidade de São Miguel do Iguaçu (oeste do Paraná), concentrou-se no aprofundamento das ideias a respeito da avaliação externa própria do Estado do Paraná (SAEP), objetivando caracterizar melhor essa política de gestão e descobrir indicações da sua eficácia e efetividade para o processo educativo. O estudo se fundamenta teoricamente em vários autores, entre eles Demo (2000), Alavarse, Bravo e Machado (2013) e Santos, Dourado e Oliveira (2007). Os dados empíricos foram angariados a partir de 24 entrevistas ofertadas ao diretor, aos pedagogos e a todos os professores das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 3º ano do Ensino Médio. O estudo concluiu que 100% dos educadores entrevistados acreditam que, após a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense, nada mudou em relação à qualidade de ensino e 100% deles não conhece na escola nenhuma política pública implementada a partir dos dados do SAEP.pt_BR
dc.format.extent[21] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEficácia no ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleO SAEP e as contribuições na busca pela qualidade de ensinopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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