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dc.contributor.advisorCunha, Cleverson Renan da, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Thiago Renardpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T17:27:29Z
dc.date.available2018-08-02T17:27:29Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46552
dc.descriptionOrientador : Prof. Cleverson R. Cunhapt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O processo de inclusão nas salas de aula de ensino regular e atendimento de alunos que necessitam de atendimento educacional especializado têm sido visualizados como um processo de constantes mudanças e aperfeiçoamentos, sendo estes debatidos em muitos meios, exigem que o Estado e a sociedade busquem mecanismos de atendimento das demandas conforme a necessidade é levantada. Em resposta ao processo de atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual, psicomotoras e transtornos de diversas naturezas, dentro das escolas de ensino regular, há a implantação da Sala de Recursos Multifuncionais – Tipo I (SRM – Tipo I). Onde para o ingresso de alunos ao atendimento prestado por esta, se faz necessário a execução de processos burocráticos que tem como objetivo fundamentar as ações e possibilitar o controle e a eficiência no atendimento. A elaboração de avaliações atreladas a este, bem como os relatórios e procedimentos que visam a elaboração do laudo técnico da deficiência apresentada pelo aluno e o direcionamento educacional adequado, tem demonstrado fatores influenciadores no tempo de execução processual entre a identificação das necessidades em sala de aula e o inicio do atendimento na SRM – Tipo I. Contudo, ao analisar o processo no município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, podem-se destacar interferências que de modo direcionado influenciam no tempo de atendimento dos alunos das instituições publicas de ensino, tempo esse superior a doze meses, e como conseqüência há uma demanda de alunos que necessitam ser atendidos na SRM – Tipo I e que estão aguardando ser avaliados. O presente estudo por meio do levantamento de todo o processo burocrático, mensura do tempo de cada etapa correspondente e dos problemas existentes nas instituições, busca a formulação de uma proposta que visa agilizar o processo de ingresso do aluno no atendimento educacional especializado e a diminuição do tempo total de todo o período avaliativo, visto que ao proporcionar maior rapidez processual entre a identificação da necessidade por atendimento especializado e o acesso à Sala de Recursos Multifuncionais, os alunos poderão desfrutar de um período maior de acompanhamento e auxilio de sua formação cultural e educacional. Resultando em melhora no desempenho de aprendizagem, menores índices de reprovação, melhoria do ambiente de sala de aula do ensino regular e tratamento do processo de inclusão do aluno no ambiente social e escolar. Ao analisar as variáveis que interferem no desempenho processual e no tempo de execução, houve o destaque para situações que ao serem tratadas e aperfeiçoadas por meio de implantação de um documento que auxilie no acompanhamento das avaliações dentro das instituições de ensino, treinamento profissional e descentralização institucional da avaliação psicoeducacional complementar, há a possibilidade de redução considerável no tempo observado para a execução do processo. Oferecendo informações para o desenvolvimento futuro de estudos e ações institucionais, de gestão e mudanças processuais que auxiliem na evolução do processo avaliativo e de inclusão dos alunos com necessidades especiais.pt_BR
dc.format.extent94 p. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectDeficientes - Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino - Recursospt_BR
dc.titleProposta para agilizar o acesso de alunos da rede pública de ensino de Quatro Barras ao atendimento educacional especializadopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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