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dc.contributor.advisorSegatto, Andrea Paulapt_BR
dc.contributor.authorHarada, Marcio Akirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-01T20:43:24Z
dc.date.available2018-08-01T20:43:24Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46435
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Andréa Paula Segattopt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A sobrevivência e o sucesso de uma organização em um mercado globalizado reside, principalmente, no efetivo gerenciamento das informações e de suas relativas tecnologias. Ou seja, as organizações necessitam gerir a arquitetura de informações como um todo, desde a infraestrutura, sistemas até os processos geradores dos mesmos. Para várias empresas, essas informações e tecnologias que as suportam, são seus principais ativos, e é nesse contexto que a tecnologia da informação assume um papel estratégico dentro das organizações. Os modelos de governança tem como função precípua de auxiliar as organizações a gerir suas áreas de tecnologia, fornecendo ferramentas e métricas que garantam o alinhamento entre os processos de TI e os objetivos estratégicos da organização. A TI por si só, não é garantia de retorno para a organização, mas sim a forma como é aplicada e gerida pela mesma. Contudo, o modo como a TI é organizada e estruturada, aparece como um dos principais desafios organizacionais, o que esclarece o porquê de muitas organizações obterem resultados distintos, mesmo que, apliquem a mesma tecnologia. É nesse ponto que a governança de TI assume papel fundamental e possibilita que organizações sejam geridas a partir de práticas estabelecidas no mercado de forma a minimizar os riscos e maximizar os resultados que a TI proporciona ao negócio. É com este princípio que o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise e propor melhorias a aderência dos processos de uma organização pública de pesquisa e desenvolvimento as metodologias de governança de TI.pt_BR
dc.format.extent28 p : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministração publica - Tecnologia da informaçaopt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.titleO modelo de governança de TI ITIL aplicado em uma instituição pública federal de pesquisa e desenvolvimento : um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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