A participação dos funcionários de escola nos órgãos colegiados : um desafio para a gestão democrática
Resumo
Resumo : O presente trabalho apresenta o conceito da gestão democrática aplicada ao espaço da escola pública e aponta mecanismos de contribuição para a participação dos funcionários nos órgãos colegiados. O objetivo do estudo se traduz pela busca de formas e encaminhamentos dados pela escola pública para que os funcionários possam opinar, discutir, integrar e tornarem-se partícipes das decisões do coletivo. Com a reunião de documentos, registros, literaturas e pesquisas o estudo apresenta a gestão democrática no espaço escolar bem como suas organizações estruturais e as relações atribuídas aos funcionários nas ações compartilhadas no ambiente educacional. A pesquisa realizada também tem como intuito reafirmar a importância do trabalho em equipe como forma de vencer as barreiras da gestão democrática na educação. Assim, entender o que cada um pode realizar dentro de uma gestão democrática é alternativa destacada na pesquisa como forma de melhorar a qualidade do ensino na escola pública. Abstract : This paper presents the concept of democratic management applied to public school space and points contribution mechanisms for employee participation in collegiate bodies. The objective translates the search for forms and referrals given by the public school so that employees can give opinions, discuss, integrate and become partakers of the decisions of the collective. With the meeting documents, records, literature and research study presents the democratic management within the school and its structural organizations and relations assigned to employees in the shared actions in the educational environment. The survey also performed has the intention to reaffirm the importance of teamwork as a way to overcome the boundaries of democratic management in education. So understand what one can accomplish in a democratic alternative management is highlighted in research in order to improve the quality of education in public schools.
Collections
- Políticas educacionais [104]