Programa Paraná Digital : uma avaliação da política de disponibilização de computadores nas escolas estaduais paranaenses (2006-2014)
Resumo
Resumo : Esta monografia discorre sobre a relevância de políticas públicas educacionais voltadas a disponibilização de computadores nas escolas com o intuito de prover melhorias na qualidade da educação. Pontua que o acesso à tecnologia se constitui como aspecto capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, sendo tal acesso um dos elementos presentes na discussão acerca da qualidade, tratado inclusive dentre as metas estabelecidas no atual Plano Nacional de Educação. Discorre sobre a importância de se realizar a avaliação de políticas públicas, verificando a consonância entre o que é proposto e realizado. Busca delinear o panorama, em termos de utilização, do Programa Paraná Digital, enquanto política de disponibilização de computadores e acesso à internet nas escolas estaduais paranaenses. Realiza a avaliação da eficácia do Programa Paraná Digital, averiguando o grau de alcance das metas e objetivos em determinado período de tempo. Utiliza dados secundários contendo informações sobre o programa e os objetivos estabelecidos, bem como relatórios, gráficos e demais documentos que permitem visualizar a forma como ele se desenvolveu e quais são seus resultados em termos do número de horas de utilização. Permite observar que houve o alcance de alguns aspectos originalmente delineados, ao passo que outros não foram plenamente atingidos, tendo em vista o enfraquecimento do programa após a mudança de administração governamental que o idealizou e pôs em prática, podendo constituir-se, assim, como uma política de Governo e não de Estado. Abstract : This monograph talks about the relevance of education public policies concerned with offering computers to schools with intention of providing improvements of education quality. It punctuates that access to technology is constituted as a contributive aspect to aid in the teaching-learning process, being this access one of the present elements in the discussion about quality, treated among the established goals of current Education National Plan. It talks about the importance of evaluating public policies, verifying the consonance among what is proposed and accomplished. It delineates the panorama, related to the use, of the Paraná Digital Program, as policy concerned with offering computers and access to the internet to the paranaenses state schools. It accomplishes the evaluation of effectiveness of the Paraná Digital Program, verifying reach the goals during a specific period of time. It uses secondary data containing information about the program and their goals, as well as reports, graphs and other documents that allow understanding the way like it developed and which are their results related to the number of hours of use. It allows observing that some originally aspects delineated were reached, while others were not totally reached, with a view the program weakness after the change of government administration that idealized and put it into practice, could be considered, like this, as a Government policy and not as State policy.
Collections
- Políticas educacionais [104]