Planejamento de vendas e operações : S&OP no setor eletroeletrônico

Visualizar/ Abrir
Data
2015Autor
Somavilla, Hellen Eunice da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo o estudo da importância da ferramenta da cadeia de suprimentos S&OP (Sales and Operations Planning) ou planejamento de vendas e operações, apontando sua elaboração e seus benefícios de implantação nas empresas. Esta ferramenta auxilia na tomada de decisões e, consequentemente, no melhor atendimento aos clientes e fornecedores. A empresa do setor eletroeletrônico estudada neste artigo possui 45 anos de funcionamento e é líder no mercado em que atua. Ela aplica em toda a sua estrutura processos integrados de logística e KPI’s (Key Performance Indicators) constantemente aferidos e gerenciados na busca de seus resultados e metas, tanto financeiros como organizacionais. O trabalho também identifica os KPI’s ou metas específicas da área de S&OP, desdobrados da estratégia e visão geral da empresa através do seu modelo próprio. O artigo inicia fazendo a conexão do argumento teórico com a estratégia de implantação. O objetivo central é criar uma posição mercadológica e organizacional exclusiva e valiosa envolvendo um diferente conjunto de atividades e um sistema de gestão que possibilitem a tradução da visão em objetivos monitorados por indicadores