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dc.contributor.authorFerrando, Rejane Georgina Pottpt_BR
dc.contributor.otherAraujo, Débora Cristina dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T14:57:49Z
dc.date.available2019-10-23T14:57:49Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42682
dc.descriptionOrientadora : Débora Cristina de Araujopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa teve como objetivo analisar obras da literatura infantil que contenham a temática das relações étnico-raciais, mais especificamente livros em que há personagens negros protagonistas no enredo e/ou na capa. O problema de pesquisa que motivou o presente trabalho é: houve mudanças significativas no tocante valorização da cultura afro-brasileira e africana nos livros de literatura infantil nos últimos anos? Para tanto foram analisados 22 livros de literatura infantil utilizando uma escala de ruim, bom e ótimo, com base em critérios de valorização da cultura afro-brasileira e africana. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica da área de literatura infantil e diversidade étnico-racial. Também foi realizado um breve estudo exploratório com crianças do Maternal lll, em idade de 3 a 4 anos, de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, com o objetivo de observar a reação das crianças no momento de leitura de história por parte da pesquisadora e verificar como elas reagiam ao escutar as histórias com protagonistas negros, sendo que algumas delas eram adaptações dos clássicos da literatura infantil clássicos, por exemplo. Nos resultados analisados foi possível verificar um relativo aumento de livros para o público infantil com personagens protagonistas negros em comparação com pesquisas anteriores, sugerindo mudanças no mercado editorial brasileiro, motivados em grande parte pela legislação em prol da Educação das Relações Étnico-Raciais, indicando que o livro de literatura infantil pode ser um instrumento de combate ao preconceito e ao racismo.pt_BR
dc.format.extent68 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectRelações etnicaspt_BR
dc.subjectNegros na literaturapt_BR
dc.titlePersonagens negros na literatura infantil brasileira na atualidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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