dc.contributor.author | Ferrando, Rejane Georgina Pott | pt_BR |
dc.contributor.other | Araujo, Débora Cristina de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T14:57:49Z | |
dc.date.available | 2019-10-23T14:57:49Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42682 | |
dc.description | Orientadora : Débora Cristina de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa teve como objetivo analisar obras da literatura infantil que contenham a temática das relações étnico-raciais, mais especificamente livros em que há personagens negros protagonistas no enredo e/ou na capa. O problema de pesquisa que motivou o presente trabalho é: houve mudanças significativas no tocante valorização da cultura afro-brasileira e africana nos livros de literatura infantil nos últimos anos? Para tanto foram analisados 22 livros de literatura infantil utilizando uma escala de ruim, bom e ótimo, com base em critérios de valorização da cultura afro-brasileira e africana. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica da área de literatura infantil e diversidade étnico-racial. Também foi realizado um breve estudo exploratório com crianças do Maternal lll, em idade de 3 a 4 anos, de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, com o objetivo de observar a reação das crianças no momento de leitura de história por parte da pesquisadora e verificar como elas reagiam ao escutar as histórias com protagonistas negros, sendo que algumas delas eram adaptações dos clássicos da literatura infantil clássicos, por exemplo. Nos resultados analisados foi possível verificar um relativo aumento de livros para o público infantil com personagens protagonistas negros em comparação com pesquisas anteriores, sugerindo mudanças no mercado editorial brasileiro, motivados em grande parte pela legislação em prol da Educação das Relações Étnico-Raciais, indicando que o livro de literatura infantil pode ser um instrumento de combate ao preconceito e ao racismo. | pt_BR |
dc.format.extent | 68 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Relações etnicas | pt_BR |
dc.subject | Negros na literatura | pt_BR |
dc.title | Personagens negros na literatura infantil brasileira na atualidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |