Direito a inclusão da criança com necessidades especiais na escola regular
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Data
2015Autor
Pereira, Marlene Pedroso de França
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Resumo: O presente trabalho aborda o direito a inclusão da criança com necessidades educacionais especiais na escola regular, com o objetivo de mostrar que é algo que pode acontecer de maneira simplificada basta proporcionar subsídios teóricos para a ação docente, uma vez que a compreensão de como se dará esta inserção na escola regular é para um melhor entendimento da aprendizagem e consequentemente um aprimoramento da transposição didática. É importante acompanhar a realização de cada passo de uma tarefa com comentários imediatos e úteis para o prosseguimento da atividade. Desenvolver no aluno competências de vida diária, competências sociais e de exploração e consciência do mundo envolvente. Incentivar o aluno a participar em atividades de grupo e nas organizações da escola. Trabalhar com os pais para elaborar e levar a cabo um plano educativo que respeite as necessidades do aluno, partilhar regularmente informações sobre a situação do aluno na escola e em casa. Como resultado, destaca-se a necessidade de revisão das estruturas curriculares dos cursos de formação de professores, em especial das licenciaturas, indicando como alternativa a inserção de disciplinas, ou a reestruturação de disciplinas já existente, com vista a propiciar a interlocução entre inclusão, ensino e aprendizagem