O papel do pedagogo em espaços não-formais : um estudo sobre o grupo de mulheres da Secretaria da Assistência Social de Irati/PR
Resumo
A pesquisa bibliográfica, em primeiro lugar, deverá ser realizada nos livros, textos que abordam de forma a enquadrar o melhor possível o problema a ser investigado. Acredita-se que a formação do Pedagogo com base científica é essencial. O educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos. Desta maneira é necessário mencionar a efetiva atuação do profissional Pedagogo e a constituição do espaço não-formal no caso a secretaria de assistência social, focando o grupo de mulheres. Assim, esta pesquisa busca compreender e interpretar a dinâmica interna da secretaria de assistência social, da cidade de Irati, interior do Paraná, dentro de uma perspectiva de totalidade, tendo em mente examiná-lo à luz do foco mais amplo que conjugam as perspectivas de atendimento junto à Pedagogia Social. Os objetivos deste artigo são analisar a educação não-formal como espaço para atuação do Pedagogo; identificar a atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Irati/PR frente as mulheres, e; entender a atuação do Pedagogo em grupos de mulheres.