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dc.contributor.advisorGuimarães, Orliney Maciel, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Camila Silveira da, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPaula, Tatiane Estácio dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T16:17:19Z
dc.date.available2024-01-31T16:17:19Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41919
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Orliney Maciel Guimarãespt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Drª Camila Silveira da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/12/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 244-261pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho de natureza qualitativa tem por objetivo estudar e analisar as necessidades formativas de professores de Química, para inclusão de alunos com deficiência visual. Com intuito de atingir tal objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: compreender, a partir do contexto histórico e das políticas públicas nacionais como ocorreu a inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino regular; estudar as necessidades formativas dos professores para atender aos propósitos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; identificar e analisar as produções nacionais no Ensino de Química/Ciências relacionadas à formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual; analisar quais as necessidades formativas dos professores de Química para inclusão efetiva de alunos com deficiência visual na perspectiva de professores/pesquisadores da área do Ensino de Ciências; identificar e analisar as disciplinas de Educação Especial e Inclusiva presentes nos cursos de Licenciatura em Química das Universidades Federais brasileiras. Para compor a fundamentação teórica com relação aos aspectos sociais, históricos e políticos da Educação Inclusiva utilizamos as contribuições dos autores Mendes (1995), Sassaki (2010), Mazzotta (2011) e Jannuzzi (2012), e sobre as necessidades formativas para a Educação Inclusiva no Ensino de Química/Ciências foram considerados os trabalhos de Raposo, Mól (2010), Camargo (2012). As fontes de informação compõem-se do levantamento das produções nacionais da área, contemplando periódicos, os eventos nacionais de Ensino de Química e de Ensino de Ciências; os currículos dos cursos de licenciatura em Química das Universidades Federais brasileiras; e a realização de entrevistas. Sendo os participantes do estudo, pesquisadores da área de Educação em Ciências do Brasil, que tem produções voltadas para a Educação Inclusiva. Para análise dos dados foram utilizadas as contribuições da Análise Textual Discursiva com base teórica em Moraes e Galiazzi (2013). A partir do processo de análise podemos compreender que a formação dos professores de Química para a inclusão de alunos com deficiência visual, deve fornecer os subsídios necessários para que o docente saiba respeitar as diferenças em sala de aula, e através disso, tenha condições de organizar o currículo, propor metodologias, e formas diversificadas de avaliação. Além disso, o docente deve ser preparado para adotar um contexto comunicacional adequado, que considere as especificidades dos alunos com deficiência visual, de modo que a compreensão dos conceitos científicos não seja vinculada exclusivamente a referenciais visuais. Estes são aspectos fundamentais que devem se fazer presentes na formação de professores de Química/Ciências, para que estes proporcionem aos seus alunos cegos e com baixa visão acesso ao conhecimento e condições igualitárias de participação e aprendizado. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Deficiência Visual. Necessidades Formativas. Professores de Química.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The goal of this current qualitative study is to analyze the training needs of Chemistry teachers to include students with visual impairment. In order to achieve this goal, the following specific aims were presented: comprehend from the historical context and national public policies how the inclusion of students with special needs happened in regular school; study the training needs of teachers to fulfill the purposes of special education in the context of inclusive education; identify and analyze the national writings in Chemistry/ Science Teaching related to teachers training for the inclusion of visual impairment students; analyze what training needs Chemistry teachers for the effective inclusion of visual impairment students from the viewpoint of teachers/researchers of the science education area; identify and analyze the Special and Inclusive Education subjects that are presented in the Chemistry degree course of Brazilian Federal Universities. The theoretical grounding about the social, historical and political aspects of Inclusive Education we use contributions of the authors Mendes (1995), Sassaki (2010), Mazzotta (2011) e Jannuzzi (2012), and about the training needs for Inclusive Education in Chemistry / Science Education the authors Raposo, Mól (2010), Camargo (2012) are being analyzed. The information sources are based on national writings in the area, like periodicals, national events of Chemistry / Science Education, Chemistry degree courses curriculum in Brazilian Federal Universities and interviews in which researches from the Science Education area that contribute for the Inclusive Education studies took part in the study. For data studies the Discursive Textual Analyses (DTA) methodology was used with theoretical bases in Moraes and Galiazzi (2013). From the analyses process it was possible comprehend that the training of the Chemistry teachers for the inclusion of visual impairment students should provide enough contributions so teachers will be able to respect the differences in class, organize the curriculum, suggest methodologies and different ways of evaluation. They also must be prepared to adopt a suitable communication connection which contemplates the specific features from visual impairment students, so that the understanding of scientific concepts could have other kinds of references besides visual ones. These are essential features that Chemistry teachers should develop in the course, so they will be able to provide their blind and low vision students access to knowledge and same conditions to participate and learn. Key-words: Inclusive Education. Training Needs. Chemistry Teachers. Visual Impairment.pt_BR
dc.format.extent409 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectProfessores de química - Brasilpt_BR
dc.titleUm estudo sobre as necessidades formativas de professores de química para inclusão de alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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