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    Filosofia Africana no ensino médio : por uma descolonização curricular

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    R - E - LUIS THIAGO FREIRE DANTAS.pdf (1.029Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Dantas, Luís Thiago Freire, 1982-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição da Filosofia Africana para o ensino médio. Para desenvolver tal tema, a pesquisa problematizou no primeiro capítulo o eurocentrismo enquanto um ideal que procura julgar as produções intelectuais de outras culturas a partir de si mesmo. No capítulo seguinte as ideias de alguns filósofos africanos foram descritas com a intenção de avaliar certos temas filosóficos tradicionais por meio de uma nova perspectiva. Após essas considerações, a pesquisa por fim analisou as Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná com a intenção de verificar os impedimentos e/ou incentivos para tratar da Filosofia Africana nos conteúdos para o ensino médio. Desse modo, a proposição de um currículo afastado de um privilégio intelectual, mas que pretenda realizar um diálogo com várias perspectivas filosóficas, entre elas, a africana, contribuiu para realização de uma descolonização do currículo com a pretensão de oferecer um ensino filosófico mais próximo do ambiente afro-brasileiro.
     
    Abstract : This paper aims to present the contribution of African Philosophy for high school. To develop this theme, research conceptualized in the first chapter Eurocentrism as an ideal that seeks to judge the intellectual products of other cultures from himself. In the next chapter the ideas of some African philosophers were described with the intention of evaluating certain traditional philosophical issues through a new perspective. After these considerations, the study finally analyzed the Curriculum Guidelines of the State of Paraná Philosophy intended to verify the impediments and / or incentives to treat the African Philosophy in the contents for high school. Thus, the proposal of a curriculum away from an intellectual privilege, but wishing to undertake a dialogue with various philosophical perspectives, including the African, contributed to achievement of a curriculum decolonization by claiming to offer a closer philosophical teaching africanBrazilian environment.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41064
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

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