Equilibrio financeiro pessoal : um estudo sobre a reeducação financeira por meio da orientação de métodos de controle e mudanças de hábitos
Resumo
Resumo : O presente estudo propõe sensibilizar a importância do Planejamento Financeiro Pessoal por meio da consultoria financeira pessoal, a fim de informar às pessoas que esta é uma das ferramentas auxiliadoras mais importantes para o gerenciamento dos assuntos financeiros. O planejamento incentiva a busca por novas direções e automaticamente influencia a adoção de condutas necessárias para viver dentro do seu orçamento, visando o alcance dos objetivos de vida.
No estudo o planejador financeiro auxilia o estudado, identifica opções para resolução dos problemas e dá rumo às finanças, o individuo é o maior responsável por seguir as direções e manter o controle.
Metodologicamente, o estudo pode ser caracterizado como estudos de casos descritivos e exploratórios, de abordagem qualitativa. A população estudada é constituída por pessoas com idade entre 23 e 35 anos, duas pessoas solteiras e um casal sem filhos, estas que possuem algum tipo de dívida e/ou não planejam o orçamento pessoal. O estudo foi iniciado com base nas seguintes categorias de análise: Balanço Patrimonial, Fluxo de caixa, Eliminação de gastos, Elaboração e acompanhamento do orçamento.
Os resultados apontam que a ausência do planejamento financeiro dificulta a realização dos objetivos, além de trazer desconforto pessoal. Após os encontros os estudados apresentaram maior autoestima, confiança e desenvolveram a autoliderança.
Collections
- Contabilidade e finanças [644]