A utilização de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História
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Data
2015Autor
Cruz, Denise Aparecida Ribeiro da
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Resumo: Resumo: O presente artigo trata do uso pedagógico dos jogos digitais na disciplina de História em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual São Cristóvão da rede estadual de São José dos Pinhais/PR. Para elucidar essa problemática foi realizado um estudo de caso quantitativo-descritivo sobre o uso pedagógico de dois jogos digitais com a temática da História Medieval: Era Feudal e Age of Empires II. Partindo do pressuposto que os jogos representam não só entretenimento, mas também trazem possiblidades de aprendizagem por meio do lúdico, posto que são uma atividade social, que despertam a criatividade e possibilitam a interação entre os sujeitos aprendentes, analisa-se estes jogos sob a óptica da abordagem crítica e humanística da Games Studies e aplicou-se questionários com questões abertas e fechadas para compreender a importância da utilização do jogo para a educação. Portanto, nessa pesquisa, buscou-se compreender e conceituar o jogo historicamente; refletir sobre a interação jogo e aprendizagem na sociedade da cibercultura, analisar os conteúdos históricos nos jogos sobre o medievo. E verificar as possibilidades do uso pedagógico desses jogos virtuais na disciplina de História. Pode-se através desse estudo de caso compreender que o ato de jogar pode permitir a aprendizagem de um saber histórico e possibilitar o desenvolvimento do discente de forma divertida e prazerosa.