Revista na Escola
Date
2015Author
Col, Celso Carlos da
Metadata
Show full item recordSubject
MídiasPrática de ensino
Produçao textual
Redação de textos jornalisticos
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar de que maneira as mídias podem ser utilizadas como ferramenta pedagógica nas séries iniciais do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual no município de Foz do Iguaçu, estado do Paraná. Para responder à problemática foi realizado um estudo descritivo e comparativo por meio de acompanhamento de duas turmas do primeiro ano ao o segundo ano do Ensino Médio. A pesquisa consistiu na confecção de trabalhos a serem entregues em formato de uma revista sobre acontecimentos ocorridos na escola. A turma ‘A’ do Ensino Médio foi dividida em quatro grupos de sete a oito elementos, enquanto que a turma ‘B’ não participou do projeto, propositadamente, para que fosse percebido, ou não, a diferença na melhoria da produção textual. A turma ‘A’ que participou da pesquisa elaborou oito revistas entre 2013 e 2014. Os resultados surpreenderam, pois não ocorreu apenas uma melhora significativa na produção textual, ela ultrapassou esta barreira, beneficiando inclusive, o olhar crítico e aguçado dos alunos para o contexto onde eles estavam inseridos.