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dc.contributor.advisorSilveira, Moisés Pratespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Willian Fermino dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T20:37:16Z
dc.date.available2021-11-03T20:37:16Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39988
dc.descriptionOrientador : Moisés Prates Silveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A análise econômico-financeira de uma empresa consolida as informações obtidas por Balanços Patrimoniais reclassificados e Demonstrações de Resultado de Exercício a fim de gerar condições necessárias à tomada de decisão por parte dos gestores. A empresa, inserida em um ambiente cada vez mais competitivo, tende-se a munir de informações e inovações para sobreviver. As empresas de comércio, embora tenham preços ditados por fornecedores, devem considerar a força da concorrência e das políticas de preço para ganhar espaço no mercado. O presente trabalho verificou, tendo em vista o exposto, as demonstrações e balanços de uma empresa de comércio de tintas com atuação na Região Metropolitana de Curitiba (PR) nos anos de 2009, 2010 e 2011. A empresa é líder de mercado no seguimento, porém percebeu que poderia melhorar sua gestão interna a fim de ter uma melhor situação financeira. Além das operações de venda objetivando uma alteração na estrutura dos preços para aumentar margem líquida, a gestão dos estoques e o encurtamento da conta de clientes a receber apresentaram-se opções interessantes para um melhoramento das operações. Estas contas tiveram aumentos significativos nos três anos analisados e fizeram com que os empréstimos e financiamentos também aumentassem, a fim de financiar as suas operações. A empresa, mesmo tendo uma liquidez corrente interessante no curto prazo, possui a liquidez seca muito baixa e a liquidez imediata praticamente inexistente nos três anos. Os estoques devem ser reduzidos, para que o dinheiro investido nos mesmos tenha giro; deve ser motivada a equipe de vendas para redução dos prazos, além de incentivos às vendas à vista. Essas ações aumentam o disponível da empresa, faz com que a mesma não necessite de empréstimos ou financiamentos para financiar suas operações, fazendo com que a situação financeira, atualmente classificada como insatisfatória, passe para sólida.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.) : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise econômico-financeirapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectTintas - Comérciopt_BR
dc.subjectBalanço (Contabilidade)pt_BR
dc.titleAnálise econômico-financeira de uma empresa do comércio de tintas de 2009 a 2011 : percepções e propostas para a estabilidade econômico-financeirapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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