Show simple item record

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.contributor.authorGalhart, Anna Carolina
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-11-25T13:42:06Z
dc.date.available2015-11-25T13:42:06Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/39983
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/07/2015
dc.descriptionInclui referências: f.127-133
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa propõe-se a constituir fontes narrativas sobre a Alfabetização Matemática, abrangendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. Para alcançar essa proposta, utilizou-se da História Oral, na sua vertente temática, como metodologia para coleta de dados, entrevistando os alunos que estudaram nas cinco instituições de ensino, dirigidas pela Congregação das Irmãs da Sagrada Família, em Campo Largo - PR: Colégio Santa Terezinha, Instituto Santa Terezinha, Escola de Aplicação Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Sagrada Família e Escola Municipal Anchieta. Além das fontes orais, que foram transcritas e textualizadas, compuseram a pesquisa documentos e imagens. Buscou-se possibilitar uma interlocução entre as narrativas, através de contos, que são narrativas sobre narrativas, a partir de uma leitura horizontal, à luz do conceito de exotopia. A opção por fontes narrativas, orais e imagens, permitiu traçar um cenário acerca da Alfabetização Matemática, em diferentes espaços e tempos. Palavras-chave: Educação Matemática. Alfabetização Matemática. História Oral. Instituições Escolares. Campo Largo.
dc.description.abstractAbstract: This research proposes to constitute narrative sources on Mathematical Literacy, covering the first segment of Elementary School. To achieve this proposal, we used the Oral History, in its thematic aspect, as a methodology for data collection, interviewing students who studied in the five educational institutions run by the Congregation of the Sisters of the Holy Family in Campo Largo - PR: Colégio Santa Terezinha, Instituto Santa Terezinha, Escola de Aplicação Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Sagrada Família and Escola Municipal Anchieta. In addition to the oral sources, which were transcribed and textualized, documents and images composed the research. It was attempted to facilitate a dialogue between the narrative, through tales, which are narratives on narratives, from a horizontal reading in the light of exotopy concept. The choice of narrative sources, oral and images, allowed us to outline a scenario about Mathematical Literacy in different spaces and times. Keywords: Mathematics Education. Literacy Mathematics. Oral history. School institutions. Campo Largo.
dc.format.extent349 f. : il., algumas color., maps.,tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleAlfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
dc.typeDissertação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record