Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 21
A formação de educadores nas dimensões ontológica, epistemológica e metodológica : o caso da pós-graduação em educação transformadora
(2020)
Resumo: Transformações profundas estão sendo impulsionadas de forma interligada por globalização, crises econômicas, revolução tecnológica, mudanças nas competências profissionais e crise socioambiental. Diante desse ...
A competência artística do professor de artes visuais e os procedimentos didático-metodológicos : um estudo de caso de professores egressos da UEPG-PR
(2020)
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre a competência artística dos professores de artes visuais e os procedimentos didático-metodológicos. Tendo em vista que a arte constitui a chamada cultura escolar, analisam-se ...
Gênero e sexualidade na formação inicial docente : sentidos emergentes do/pelo currículo da graduação em Ciências Biológicas da UFPR
(2021)
Resumo: A sexualidade e o gênero têm sido campo de administração do corpo individual e social, produzindo assimetrias que legitimam a manutenção das diferenças e desigualdades, que são (re)produzidas em todas as instituições, ...
Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
(2020)
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a representação social sobre Educação Especial/Educação Inclusiva (EE/EI) de estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná. Para ...
Os sentidos elaborados por licenciandos de física pelo desenvolvimento de projetos investigativos durante o estágio curricular supervisionado
(2020)
Resumo: Analisamos os sentidos atribuídos à docência por meio da inserção de projetos de ensino e pesquisa na formação inicial de professores de Física durante o estágio de docência. Destarte, nosso objetivo geral foi ...
Dimensões pessoal e profissional na formação docente : a prática pedagógica na EJA no curso de pedagogia
(2021)
Resumo: O presente estudo apresenta a investigação sobre as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação docente inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos do curso de Pedagogia ...
O programa de desenvolvimento educacional (PDE) e a formação continuada dos professores e professoras de filosofia no Estado do Paraná de 2007 a 2021
(2021)
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a formação continuada dos professores e professoras de filosofia do Paraná de 2007 a 2021 por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR) nos limites do estado ...
A constituição da docência para a educação escolar quilombola no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos na comunidade de João Surá-PR
(2020)
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo compreender os processos envolvidos na constituição do que aqui denominamos Docência Quilombola. Para tanto, foram investigadas ações formativas, experiências profissionais ...
Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
(2020)
Resumo: A presente pesquisa tem como tema o professor pedagogo e a formação continuada em tecnologias na educação. Esse tema emergiu das experiências profissionais da pesquisadora, somadas aos resultados de uma pesquisa ...
A educação para as relações étnico-raciais no município de São José dos Pinhais no período de 2013-2016
(2020)
Resumo: Esta pesquisa teve por objeto identificar a política de formação continuada empreendida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São José dos Pinhais com o propósito de formar professoras/es para trabalhar ...