Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 12
Gênero e sexualidade na formação inicial docente : sentidos emergentes do/pelo currículo da graduação em Ciências Biológicas da UFPR
(2021)
Resumo: A sexualidade e o gênero têm sido campo de administração do corpo individual e social, produzindo assimetrias que legitimam a manutenção das diferenças e desigualdades, que são (re)produzidas em todas as instituições, ...
Dimensões pessoal e profissional na formação docente : a prática pedagógica na EJA no curso de pedagogia
(2021)
Resumo: O presente estudo apresenta a investigação sobre as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação docente inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos do curso de Pedagogia ...
O programa de desenvolvimento educacional (PDE) e a formação continuada dos professores e professoras de filosofia no Estado do Paraná de 2007 a 2021
(2021)
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a formação continuada dos professores e professoras de filosofia do Paraná de 2007 a 2021 por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR) nos limites do estado ...
Gênero e docência na educação infantil : produção de masculinidades docentes em discursos jurídicos e midiáticos em tempos ultraconservadores
(2021)
Resumo: A pesquisa apresenta um conjunto de reflexões para pensar de que maneira as masculinidades na docência da Educação Infantil são construídas, produzidas e veiculadas por meio dos discursos jurídicos e midiáticos em ...
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)
Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ...
Artes visuais e educação ambiental em territórios ecofenomenológicos : uma experiência de formação docente em Campo Magro/PR
(2021)
Resumo: Diante da perspectiva de que a educação ambiental é um importante campo de pesquisa e prática pedagógica e que, apesar dos documentos oficiais e da vasta literatura acadêmica, entendemos que ainda é silenciada em ...
Aproximações entre pensamento complexo e processos didáticos : tessituras pelas vozes de professores que ensinam matemática
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa de natureza exploratório-interpretativa teve o objetivo de oferecer subsídios para a elaboração de constructos para a formação docente em Matemática com base na complexidade, com vistas ...
Ensino de ciências naturais e direitos humanos e cidadania : articulando conhecimentos e práticas pedagógicas na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2021)
Resumo: O tema desta pesquisa refere-se ao Ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental e sua articulação com Direitos Humanos e Cidadania. Foi realizada uma pesquisa-ação que, devido à sua natureza, ...
Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
(2021)
Resumo: Este trabalho objetiva compreender o processo de desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores. Para tanto, apresenta os seguintes objetivos específicos: realizar revisão integrativa ...
Formação de professoras e professores para prevenção do suicídio : uma estética possível de educação híbrida
(2021)
Resumo: Esta tese constitui uma resposta às provocações de docentes e integrantes de escolas que buscaram a UFPR para formação continuada, após casos de tentativas e consumação do suicídio de estudantes. Resulta da estreita ...