Navegação 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática por assunto "Tecnologia educacional"
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
-
Adaptação de apresentação de conteúdos de objeto de aprendizagem considerando estilos de aprendizagem
(2017)Resumo: Os estilos de aprendizagem (EA) referem-se a preferências individualizadas de uma pessoa, em relação aos modos e formas que ela prefere aprender no processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento dos estilos de ... -
Anatome : ensino e aprendizagem de anatomia modelados para todos
(2019)Resumo: Estudantes de Anatomia com deficiência ou necessidades específicas dependem do auxílio de outras pessoas para estudar devido à falta de acessibilidade dos materiais e conteúdos disponíveis. O objetivo desta tese ... -
ArqMAEC: um modelo arquitetural baseado em Agentes para monitorar, avaliar e estimular a colaboração em ambientes educacionais gamificados
(2016)Resumo: A Aprendizagem Colaborativa tem sido estudada e apresentada a comunidade acadêmica como um grande sucesso para o ensino-aprendizagem, porém são poucas as ferramentas automatizadas para monitorar, avaliar e estimular ... -
Ecossistema educacional apoiado por computadores : um modelo para uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem
(2020)Resumo: Nesta tese e proposto um ecossistema educacional apoiado por computadores para a melhoria da infraestrutura computacional das instituicoes de ensino com o uso de tecnologias da informacao e comunicacao emergentes. ... -
Informática educacional e a mediação do erro na educação : um estudo teórico-crítico e uma proposta de instrumento computacional
(2015)Resumo: O problema central da mediação do erro na educação escolar e possíveis contribuições da Informática Educativa são expostos de maneira crítica. Embora inúmeras pesquisas e abordagens pedagógicas salientem o importante ... -
Meta : um método para avaliação de tecnologias educacionais acessíveis sob a perspectiva do design universal
(2021)Resumo: A literatura científica e movimentos da sociedade apontam para a necessidade de promover a igualdade de oportunidades no ambiente escolar, que deve considerar aspectos de inclusão e acessibilidade dos recursos ...