Navegação 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática por título
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Pensamento computacional e educação de jovens e adultos : na direção de um modelo socialmente consciente
(2019)Resumo: Diversas pesquisas estão sendo conduzidas no Brasil para ensinar Pensamento Computacional, sendo a maioria para o público da Educação Básica. Em um mapeamento sistemático da literatura, a única pesquisa identificada ... -
Pesquisa-ação na construção de insumos conceituais para um ambiente computacional de apoio ao letramento bilíngue de crianças surdas
(2014)Resumo: O letramento bilíngue, nosso pressuposto para os surdos, consiste em fazer uso da Língua de Sinais (L1) para o aprendizado de uma segunda língua oral na modalidade escrita, no contexto brasileiro, a Língua Portuguesa ... -
Pipeline para reconstruçăo digital de objetos com Scanners 3D de triangulaçăo a laser : aplicaçăo na preservaçăo digital de acervos naturais e culturais /
(2008)Orientadores: Olga Regina Pereira Bellon e Luciano Silva -
Planejamento aplicado à verificação de bloqueios em redes de Petri
(2008)Resumo: Estados de bloqueio impedem a execução de tarefas em sistemas paralelos e concorrentes. Detectar estes estados, caso existam, é essencial para que se possa definir métodos capazes de eliminá-los. As redes de Petri ... -
Planejamento de caminhos 3D em ambiente estático
(2023)Resumo: O Planejamento de caminhos no R3 é um problema computacional que tem despertado o interesse dos pesquisadores por sua vasta aplicabilidade em otimização. Dados um ambiente 3D com obstáculos, um ponto origem e um ... -
Planejamento de caminhos para robôs manipuladores
(2022)Resumo: O problema de planejamento de caminhos pode ser descrito para diversos tipos de robôs, neste trabalho serão tratados os robôs manipuladores (aqueles que possuem uma base fixa e tem como objetivo mover sua ponta ... -
Planejamento em redes de tarefas hierárquicas com aplicação em jogos /
(2006)Orientador : Marcos Alexandre Castilho -
Planejamento módulo teorias : estudo e análise de desempenho para um novo domínio usando tempo e recursos
(2019)Resumo: À medida que a pesquisa de planejamento se torna mais relevante para aplicações no mundo real, aumentam as demandas de poder expressivo na linguagem de modelagem. Em particular, existe um novo formalismo de ... -
Planejamento por satisfatibilidade clausal e não-clausal baseado na rede de planos
(2012-10-05)Resumo -
Planejamento semi-autônomo : uma nova abordagem para a segmentação de planos em ambientes multiagente
(2020)Resumo: Nesta dissertação é apresentada uma extensão ao planejador HEART publicado em (Gréa et al., 2018). O planejador HEART apresenta um mecanismo para a solução do problema de planejamento através do uso de rede de ... -
Uma plataforma NFV-MANO para suporte e orquestração de serviços de rede virtualizados em nuvem CloudStack
(2021)Resumo: A Virtualização de Funções de Rede (Network Functions Virtualization - NFV) permite que funções de rede tradicionalmente executadas em hardware especializado sejam implementadas em software e instanciadas como VNFs ... -
Plataforma para desenvolvimento e avaliação de resolvedores SAT
(2012-02-06)Resumo: Este estudo apresenta a criação de uma plataforma para o desenvolvimento e a avaliação de algoritmos que visam resolver o problema de definir a satisfatibilidade de uma fórmula em lógica proposicional. Muitos estudos ... -
Uma plataforma robusta para gerência de recursos em nuvens IaaS
(2016)Resumo: Neste trabalho e descrita uma plataforma robusta para gerência de recursos em nuvens IaaS (Infrastructure as a Service). A plataforma e construída sobre o Aurora Cloud Manager, que e um gerenciador de nuvem IaaS ... -
Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
(2021)Resumo: A pesquisa-ação é uma proposta metodológica que está atrelada a uma ação coletiva, com o objetivo de transformação da realidade. A popularização da ciência, por sua vez, visa instrumentalizar o cidadão para um ... -
Porting machine learning algorithms to vector-in-memory architecture
(2020)Resumo: A Aprendizagem de Maquina surgiu por volta de 1960, com o foco na capacidade de aprendizagem do computador e, desde entao, se tornou uma ferramenta util para analisar a vasta quantidade de dados que e gerada em ... -
Predição de movimento em jogos distribuídos baseada em aprendizado de máquina
(2015)Resumo: Em jogos distribuídos multiplayer os jogadores mantém uma visão consistente das posições uns dos outros através da troca periódica de informações sobre a movimentação de seus personagens. As mensagens de atualização, ... -
A preference-based approach for reducing the number of objectives applied to the variability testing of software product line
(2019)Resumo: Algoritmos evolutivos para multiplos e muitos objetivos tem sido aplicados para selecionar produtos para o teste de variabilidade de Linhas de Produtos de Software (LPS). Esse problema refere-se a selecao de um ... -
Preservando o estilo arquitetural no projeto baseado em busca de produto software
(2015)Resumo: A adoção de estilos arquiteturais contribui para melhorar uma Arquitetura de Linha de Produto de Software (ALP) ao prover uma organização específica para os elementos, melhorando sua flexibilidade, extensibilidade ...